Jamie Vardy e os 100 gols na Premier League

100 vezes Jamie Vardy! Confira curiosidades dos gols do atacante do Leicester

0
686
jamie vardy gols premier league
PAUL ELLIS/AFP via Getty Images

Na partida deste sábado, contra o Crystal Palace, Jamie Vardy marcou seu centésimo gol na Premier League – e em seguida o 101º – sendo todos pelo Leicester. Ao longo do texto, estão presentes três vídeos, com trinta e três gols de Vardy cada, totalizando portanto as outras 99 vezes em que o histórico atacante dos Foxes balançou as redes na primeira divisão inglesa.

Jamie Vardy e os 100 gols na Premier League

Gigante

Ao anotar seu 127º gol com a camisa do Leicester, Jamie Vardy se tornou o 29º jogador a alcançar a marca de 100 gols na Premier League. Assim, o atacante inglês se junta a um seleto rol de jogadores, dos quais outros 18 são ingleses.

E Vardy foi o 12º jogador a levar menos partidas para atingir o feito. No quesito, ele está atrás apenas de Alan Shearer, Harry Kane, Sergio Aguero, Thierry Henry, Ian Wright, Robbie Fowler, Les Ferdinand, Michael Owen, Andy Cole, Robin van Persie e Jimmy Floid Hasselbaink – nessa ordem. Nada mal para que há menos de uma década estava na quinta divisão.

Leia mais: Jamie Vardy, de operário a campeão da Premier League

A trajetória de Jamie Vardy é realmente especial. Seu primeiro gol na Premier League se deu quando já tinha 27 anos – em vitória por 5 a 3 sobre o Manchester United na temporada 2014/2015. E foram apenas cinco gols naquela edição, após 34 partidas, não deixando quaisquer indícios de que alcançaria 100 gols na elite.

Mas, de lá para cá, foram mais cinco temporadas e, em todas elas, ele atingiu os dois dígitos nos registros. 24 gols em 2015/2016, 13 em 2016/2017, 20 em 2017/2018, 18 em 2018/2019 e já são 21 na vigente 2019/2020.

Aliás, na atual edição, Vardy busca o grande feito que ainda não alcançou na Premier League: ser artilheiro de uma temporada da liga. No mais, já cravou seu nome de diversas formas na história do campeonato. Na temporada 2015/2016, de 24 gols, foi o maior goleador do Leicester campeão.

No título, igualmente coroado com o Jogador da Temporada da Premier League. E já faturou prêmios como Jogador do Mês, em outubro e novembro de 2015 e abril e outubro de 2019, e Gol do Mês, em março de 2018. Em outubro de 2019, também deixou três tentos na histórica goleada sobre o Southampton, a maior vitória da era Premier League.

Jamie Vardy Wins Goal Of The Month

Jamie Vardy has won the Carling Premier League Goal of the Month for March for this stunner against West Brom ????(????: Leicester City Football Club)

Posted by Premier League on Friday, April 13, 2018

Leia mais: Títulos do Leicester City: confira lista de troféus dos Foxes

Vardy é o primeiro jogador inglês a balançar as redes em nove partidas seguidas na Premier League, mais uma marca da trajetória campeã. E não só igualou a sequência histórica de 10 jogos, de Ruud van Nistelrooy com o Manchester United em 2003, como ainda estabeleceu novo recorde, de gols em 11 partidas consecutivas.

Jamie Vardy quebrou a marca do holandês justamente contra os Red Devils, em 28 de novembro de 2015, em partida válida pela 14ª rodada da Premier League 2015/2016, empate em 1 a 1. E ele ainda esteve perto de repetir o feito nesta temporada, marcando em oito partidas consecutivas, entre a 9ª e a 16ª rodadas.

Leia mais: Montamos a seleção do Leicester no século XXI; confira

Carrasco

Jamie Vardy anotou pelo menos um gol em 25 das 29 equipes que já enfrentou na Premier League. As ressalvas vão para Wolverhampton, Hull City, Cardiff e Middlesbrough. E destaque especial para os Wolves, adversários do atacante já quatro vezes na primeira divisão.

Dos 101 gols, 33 foram marcados contra os clubes do Big Six. Aliás, suas duas maiores vítimas estão entre os gigantes: Arsenal e Liverpool, com nove e sete gols, respectivamente. Do pelotão de elite, Manchester City e Tottenham já levaram cinco cada, seguidos pelo Manchester United (quatro), enquanto o Chelsea é o que menos sofreu (três).

E, entre os adversários mais frequentes, o Chelsea é também a vítima mais resistente: o registro do atacante enfrentando os Blues é de três gols em 11 partidas. Outros que se destacam nesse quesito são o Burnley, que também levou três gols, mas em 10 partidas, e o Swansea, clube em que Vardy marcou duas vezes em sete jogos.

Em contrapartida, o atacante tem mais gols que partidas enfrentando Aston Villa e Huddersfield na Premier League. Diante dos Villans, são quatro jogos e cinco gols, sendo quatro na atual temporada. E Vardy balançou as redes nas três partidas contra os Terriers na primeira divisão, totalizando quatro gols.

Dos 101 gols, 55 foram marcados no King Power Stadium. Os 46 gols como visitante estão distribuídos por 23 estádios, sendo o St Mary’s, casa do Southampton, o campo mais vazado, cinco vezes. Surpreendentemente, Vardy marcou em apenas duas das 11 partidas em que enfrentou os Saints na liga.

Leia mais: The streets will never forget: os jogadores da PL que tiveram brilho curto

Versátil

Jamie Vardy balançou as redes em 81 das 206 partidas em que já esteve em campo na Premier League. Marcou um único gol em 63 delas, anotou dois em outros 16 jogos – sendo três contra seu maior freguês, o Arsenal – e registrou hat trick em duas oportunidades, contra Manchester City e Southampton.

Foram 18 gols de pênalti, naturalmente com a perna direita – curiosamente três deles contra o Watford no King Power Stadium. Dos gols de bola rolando, nos mais variados estilos, marcou 46 com a perna direita, 25 com a perna esquerda e 12 de cabeça.

Quanto a posicionamento, 98 dos gols de Jamie Vardy na PL foram marcados próximo ao arco: 79 na grande área e 19 na pequena área. E os três marcados de fora da área incluem justamente um dos gols mais famosos do atacante na Premier League, contra o Liverpool, na edição 2015/2016.

Considerando apenas as assistências diretas, portanto os passes que efetivamente resultaram em gol, quem mais contribuiu foi Riyad Mahrez, com 13 assistências. O argelino é seguido de longe por Danny Drinkwater, Marc Albrighton, e, graças às duas assistências de hoje, Harvey Barnes, com seis passes para gol cada.

Apesar do brilho inesquecível na temporada 2015/2016, não é sob o comando de Claudio Ranieri seu melhor desempenho, pelo menos nos números. Se com o técnico italiano foram 29 gols em 58 jogos, já superou a marca: são 30 gols com Brendan Rodgers em 40 partidas na elite. E sua segunda melhor média foi com Craig Shakespeare: 21 jogos e 13 gols.

Leia mais: No Vardy, no Party! A incrível Vardy dependência no Leicester

Decisivo

Jamie Vardy já marcou 24 game winning goals na Premier League, isto é, gols responsáveis por colocar a equipe à frente no placar e definir a vitória, mas não necessariamente o placar. Por exemplo, em uma vitória por 3 a 0, o winning goal seria aquele que inaugurou o marcador.

E isso nos leva a outro dado interessante. Da marca de 100 gols, 64 foram assinalados no segundo tempo, tendência que se acentuou a partir da Premier League 2018/2019: dos 39 gols por ele marcados desde então, 31 foram na segunda etapa.

No registro geral, o intervalo em que Vardy mais marca é entre os 61 e os 75 minutos, portanto no quinto sexto da partida. Nos acréscimos do segundo tempo, como o 101º gol, número também relevante: oito tentos.

Para os supersticiosos, uma curiosidade. Das seis temporadas que Vardy disputou, o goleador sempre passou em branco em apenas quatro rodadas: 2ª, 17ª, 20ª e 22ª. Por outro lado, são quatro as rodadas que ele balançou as redes em quatro edições: 4ª, 14ª, 26ª, 30ª. Já o recorde, com gol em cinco temporadas, na 33ª rodada, justamente a de hoje, do centésimo e histórico gol.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here