James Tarkowski – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
252
James Tarkowski
Foto destaque : Reprodução/Premier League

James Alan Tarkowski, conhecido como James Tarkowski é um jogador de futebol profissional inglês. A saber, nasceu no dia 19 de novembro de 1992 em Manchester, Inglaterra. Contudo, atualmente o zagueiro joga no Burnley. Em suma, Tarkowski começou a jogar bola aos quatorze anos no Blackburn Rovers.

James Tarkowski – Início de carreira

James Tarkowski começou sua trajetória nos campos aos quatorze anos de idade e, assim, chegou ao primeiro clube de sua carreira, o Blackburn Rovers, onde começou a atuar nas categorias de base do clube. Entretanto, em maio de 2009, o jogador ingressou no time Oldham Athletict da League One.

Assim, fez sua estréia na equipe reserva em outubro de 2009. Em contrapartida, 15 de janeiro de 2011, Tarkowski foi chamado para o time principal pela primeira vez para uma partida da liga contra o Plymouth Argyle.

Entretanto, somente em 12 de março de 2011, o zagueiro jogou os 90 minutos completos em uma partida contra o Leyton Orient, em que seu time perdeu por 2 x 1.

Contudo, Tarkowski, movimentou o mercado da bola. Logo, maio de 2011, zagueiro foi premiado com um contrato profissional de dois anos pelo clube. 

Todavia, na temporada o jogador ficou todas as partidas na reserva.  Diante disso, o zagueiro teve que esperar até 10 de dezembro de 2011 para fazer sua primeira partida na temporada 2011/12.

Trajetória, conquistas e highlights de James Tarkowski

A saber, em 30 de janeiro de 2012, Tarkowski deu início a uma série que jogou em quase todas as partidas do Oldham Athletict até o final da temporada. Diante disso, o zagueiro coroou sua sequência de aparições marcando seu primeiro gol no time principal no último dia da temporada. 

Assim, a equipe venceu por 2 x 1 o Carlisle United. Em suma, o jogador fez 18 partidas durante a temporada 2011/12 e marcou um gol.

Posteriormente, na temporada 2012/13, James Tarkowski começou como zagueiro titular ao lado de Jean-Yves Mvoto e jogou os primeiros seis jogos. Por outro lado, seu primeiro gol veio em 2 de outubro de 2012, em uma vitória contra o Crewe Alexandra, por 2 x 0.

Ademais, fez boas atuações e desempenhou um papel na corrida do Oldham para a quinta rodada da FA Cup. O atleta jogou na vitória da 1ª rodada contra o Kidderminster Harriers na Conference Premier.

Nesse ínterim, Tarkowski marcou seu segundo gol da temporada em uma vitória por 2 x 1 na liga sobre o Stevenage em 19 de fevereiro de 2013. Na temporada 2012/13, o zagueiro jogou 26 vezes e marcou dois gols.

Diante disso, o jovem zagueiro inglês já agitava o mercado de transferências. Contudo, James Tarkowski, assinou um novo contrato de dois anos no verão de 2013 com o Oldham Athletict.

Oldham Athletict 

A saber, o jogador iniciou a temporada 2013/14 em alta performance. Assim, o zagueiro marcou o primeiro gol do Oldham em uma vitória por 4 x 3, sobre o Stevenage estreia. 

Assim, em agosto de 2013, Tarkowski foi escolhido pelos torcedores do Latics como o Jogador do Mês do Oldham. Logo, o atleta esteve sempre em todos os jogos pela equipe nas corridas para a semifinal da Zona Norte do Troféu da Liga de Futebol e a terceira rodada da Copa da Inglaterra.

Dessa forma, em 22 de janeiro de 2014 ,o Oldham Athletict, ofereceu um novo contrato até o final da temporada 2016/17. Entretanto, havia rumores de que o jogador estava na mira do Brentford. Todavia, no mercado de transferências, os Bees venceram a concorrência e o jogador foi anunciado. 

Brentford 

Primeiramente, em 31 de janeiro de 2014, Tarkowski assinou com o Brentford em um contrato de três anos e meio, por uma taxa de transferência não revelada. Entretanto, o zagueiro jogou inicialmente na reserva.

Todavia, em 1 de março, estreiou em uma partida contra o Carlisle United, em um empate por 0 x 0, fora de casa. Por outro lado, o zagueiro marcou seu primeiro gol, em 11 de março, no terceiro jogo da temporada, na vitória em cima do Tranmere Rovers, por 2 x 0.

Tarkowski, em 21 de abril de 2014, marcou seu segundo gol em partida que acabou 2 x 2 em um empate com o Milton Keynes Dons. Assim, o atleta jogou na temporada 2013/14, 13 partidas e marcou dois gols.

No entanto, na temporada 2014/15, Tarkowski não fez uma boa campanha. No entanto, na temporada 2015/16, o jogador fez boas atuações. Por outro lado, com as movimentações do mercado da bola, o zagueiro forçou sua saída dos Abelhas, time em que jogou 74 partidas e marcou quatro gols.

Entretanto, o jogador movimentou o mercado da bola e, assim, em 1 de fevereiro de 2016 assinou com o Burnley por três anos e meio.

Burnley

Contudo, Tarkowski agitou o mercado de transferências e se juntou ao Burnley. Entretanto, o jogador fez sua primeira partida pela equipe inglesa somente em 20 de fevereiro de 2016, em uma partida com o Rotherham United, assim, entrou no lugar de Michael Keane, após uma lesão na cabeça.

No entanto, James Tarkowski diante a lesão de Keane, substituiu o zagueiro nos dois jogos subsequentes, com   o Burnley vencendo o Nottingham Forest e posteriormente o Bolton Wanderers.

No mais, Keane foi o preferido do treinador e assim, Tarkowski permaneceu no banco de reservas. Por outro lado, os Bees ficaram invictos pelo resto da temporada, conquistando seu terceiro título da segunda divisão e, assim a promoção direta à Premier League em sua primeira tentativa.

Em suma, o zagueiro teve boas atuações e, inclusive em 24 de agosto de 2016 recebeu a braçadeira de capitão, porém o Burnley foi derrotado por 1 x 0 na prorrogação para o Accrington Stanley, da quarta divisão, na Copa EFL. No mais, Tarkowski fez sua estreia na Premier League em 27 de agosto contra Chelsea, entrando como substituto.

Em contrapartida, o zagueiro não conseguiu quebrar a preferência do treinador por Michael Keane e Ben Mee. Entretanto, após um longo tempo na reserva, o zagueiro Mee se lesionou e,  assim, em 29 de abril de 2017, Tarkowski jogou como titular em uma partida contra o Crystal Palace na Premier League.

Dessa maneira, o gerente Sean Dyche elogiou o desempenho do atleta como excelente. Logo, Tarkowski manteria seu lugar na equipe nos últimos quatro jogos do Burnley, durante os quais o Burnley garantiu sua participação na próxima edição.

Posteriormente, durante a janela de transferência de verão, o colega de equipe Michael Keane partiu para Everton, permitindo que Tarkowski se alinhasse com Mee na defesa de Burnley em tempo integral.

A saber, o zagueiro fez partidas memoráveis com a camisa dos Abelhas, chegando a ser considerado o “Homem do Jogo” pela Sky Sports em uma partida contra Crystal Palace na Premier League.

No Burnley, Tarkowski jogou, até então, 184 partidas, marcou sete gols e participou de três assistências.

Transferências e Mercado da Bola de James Tarkowski

Tarkowski, é um jogador que está constantemente nos noticiários do mercado da bola e, assim, chamou a atenção de  alguns clubes como Liverpool, Manchester United, Leicester e West Ham. Entretanto, o zagueiro tem contrato com o Burnley até 2022. Contudo, o zagueiro tem feito boas atuações. Diante disso, Tarkowski é considerado peça fundamental no time.

Por outro lado, continuou a atrair olhares e vários rumores com seu nome no mercado da bola. Entretanto, mesmo após esses rumores, o jogador permanece no Burnley para a temporada 2021/22. 

Seleção Inglesa

James Tarkowski, era elegível para jogar pela Polônia através de seu avô, mas preferiu jogar pela Inglaterra. Dessa maneira, estreou na Seleção Inglesa, março de 2018, foi convocado para seleção da Inglaterra para amistosos da Copa do Mundo da FIFA pré-2018 contra Holanda e Itália em março. Assim, estreiou em 27 de março, no empate  de 1 x 1 com a Itália no Estádio de Wembley.

Posteriormente, em 16 de maio de 2018, Tarkowski foi um dos cinco jogadores na lista de espera da Seleção Inglesa de Gareth Southgate, para a Copa do Mundo FIFA 2018, entretanto, acabou sendo retirado da lista de espera depois de uma operação de hérnia.