James Justin: o lateral do Leicester que tem chamado atenção na PL

O jovem de 22 anos é um dos pilares da equipe de Brendan Rodgers

James Justin: o lateral do Leicester que tem chamado atenção na PL
Alex Pantling/Getty Images

A safra de laterais-direitos ingleses é ótima. Trent Alexander-Arnold, Kieran Trippier, Kyle Walker e Reece James são nomes que, quase sempre, estão na convocação do técnico Gareth Southgate para defender os Three Lions. Entretanto, uma nova figura vem chamando atenção na Premier League e também deve brigar por um espaço na seleção: o jovem James Justin, do Leicester City

Conheça James Justin

Justin nasceu na cidade de Luton em 23 de fevereiro de 1998. Atualmente, tem 22 anos e desde a temporada 2019/2020 defende o Leicester na Premier League. No entanto, começou sua carreira no Luton Town, em 2005, ainda nas categorias de base. 

Quando ainda jogava pelo sub-16, James Justin foi convidado a treinar e jogar pelo time sub-18 do Luton por conta de lesões de outros colegas de equipe. Nesse meio tempo, Justin atuou tanto como lateral-direito, sua posição de origem, como meio-campo. 

Posteriormente, jogou pelo time B do Luton e foi campeão da divisão sul do The Central League, uma liga para o desenvolvimento das equipes B dos times ingleses. Conquistou a confiança dos dirigentes do Luton Town e assinou seu primeiro contrato profissional no final de 2015, válido até o final da temporada 2016/2017. 

Leia mais: O que leva o Leicester a ter mais um bom início de Premier League

Estreia pela equipe principal

Estreou pela equipe principal no último jogo válido pela temporada 2015/2016, quando o Luton enfrentou o Exeter City e venceu por 4 a 1. Posteriormente, na temporada 2016/2017, conquistou a titularidade na equipe, atuando pela primeira vez como lateral-esquerdo numa vitória sobre o Aston Villa por 3 a 1, válida pela Copa da Liga Inglesa. 

Na temporada 2016/2017, Justin atuou em 14 partidas por posições diferentes (lateral-direita, lateral-esquerda e meio-campo) e como recompensa, assinou com um novo contrato com o Luton Town, válido até junho de 2019. Ainda nesta temporada, Justin foi eleito pelos colegas de equipe como o melhor jogador jovem da equipe.  

Leia mais: O início impressionante de Wesley Fofana no Leicester City

Transferência para o Leicester City 

Atual dono da camisa 2 dos Foxes, James Justin chegou à equipe do Leicester na temporada 2019/2020 e estreou na segunda fase da Copa da Liga Inglesa. Justamente contra o seu antigo clube, o Luton Town.

Justin ainda marcou um gol na sua estreia pelos Foxes e ajudou a garantir a equipe na fase seguinte da competição. Posteriormente, na PL, estreou em dezembro de 2019 contra o Watford no King Power Stadium. Na ocasião, os Foxes ganharam o jogo por 2 a 0. 

James Justin é um jogador extremamente versátil e que tem bons desempenhos tanto ofensivamente quanto defensivamente. Na temporada atual, o jovem já soma 19 partidas, um gol, uma assistência e sete clean sheets.

Com aproveitamento de 59% nos desarmes e 36 clearances (quando o jogador afasta o perigo de gol), Justin é um dos jogadores de confiança da defesa de Brendan Rodgers. Além disso, no ataque, também é uma das armas do técnico dos Foxes, com quatro grandes chances criadas nessa temporada. 

Michael Regan/Getty Images

Leia mais: Harvey Barnes, o jovem talentoso do Leicester City

Atuação pelos Three Lions

James Justin ainda atua pela seleção sub-21 da Inglaterra, mas não deve demorar a ser convocado por Southgate para a seleção principal. 

Sua primeira convocação foi em 2017, para o sub-20. Justin estreou numa vitória por 3 a 0 sobre a Holanda. Dois anos depois, veio sua primeira convocação para a seleção sub-21 e estreou contra o Kosovo, numa vitória por 2 a 0 da Inglaterra.

Laurence Griffiths/Getty Images

Leia mais: A melhor fase de Tielemans no Leicester City

O jogador vem mostrando que tem potencial e futebol para brigar pelo título da PL nessa temporada e por um lugar na seleção principal da Inglaterra. É mais uma das jovens promessas que vale a pena acompanhar na principal liga do mundo.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • ESQUADRÕES IMORTAIS | LEICESTER 2015/16