Conheça Jamal Musiala, a nova promessa inglesa que já quebra recordes na Alemanha

Com passagens por Southampton e Chelsea, o jovem de 17 anos atualmente está no Bayern de Munique

0
1006
Musiala
CHRISTOF STACHE/AFP via Getty Images

A Bundesliga tem se tornado um torneio atrativo para os jovens ingleses nos últimos anos. Casos de Jadon Sancho e Jude Bellingham no Borussia Dortmund, Reece Oxford, no Augsburg, além de Jamal Musiala, de 17 anos, que vem sendo lapidado por HansDieter Flick no poderoso Bayern .

A PL Brasil vai então te apresentar um pouco mais sobre essa jovem promessa do futebol inglês que já vem tendo bom desempenho na equipe bávara.

Jamal Musiala, a nova promessa inglesa que já quebra recordes na Alemanha

O começo: base no Southampton e Chelsea

Jamal Musiala nasceu em 2003, e é natural de Stuttgart, na Alemanha, sendo filho de mãe alemã e pai inglês. Começou a dar seus primeiros passos no futebol no ano de 2010, no pequeno TSV Lehnerz, equipe de sua cidade natal.

Aos oito anos, sua família se mudou para a Inglaterra. De julho de 2010 até março de 2011, a promessa esteve no Southampton, uma das equipes inglesas que melhor desenvolve os jogadores de base. Aliás, Gareth Bale, hoje no Tottenham, mas multicampeão pelo Real Madrid, começou por lá.

Da academia dos Saints, Musiala então se mudou para a capital Londres. Por lá, assinou com o Chelsea. Nos Blues, ele começou a bater alguns recordes. Assim, com apenas 13 anos, foi convocado para a seleção sub-15 da Inglaterra. Musiala disputou três partidas pelos Three Lions e marcou quatro gols.

Musiala
Tom Shaw/Getty Images for Premier League

Leia mais: Tino Anjorin: quem é uma das maiores promessas do Chelsea?

Ele estreou pela Inglaterra sub-16 em julho de 2018. Com a equipe de base, foram nove jogos e três gols marcados. Musiala é um meia armador, que tem o trabalho de ligar o centro do campo com o ataque. Também desempenha bem a função de box to box, dada àquele atleta que transita pelo campo todo, de área a área.

Ainda em 2018, o jovem migrou com 15 anos do sub-15 para o sub-18 do Chelsea, com boas atuações e impressionando a todos pelo salto dado.

O retorno à Alemanha

Em 2019, o Bayern esteve próximo de contratar Callum HudsonOdoi, outra promessa inglesa e que atua pelo Chelsea também. Contudo, com as negociações não avançando, a equipe bávara passou a observar Jamal Musiala, e ficou impressionada com o trabalho e habilidade do jovem.

Com Hasan Salihamidzic, ex-jogador e atual diretor esportivo, tendo negociado com o atleta, Jamal Musiala desembarcou na Baviera em julho de 2019. Inicialmente, por causa de sua idade, ele foi integrado ao Bayern sub-17. Na base do clube, foram seis gols em 12 jogos, uma média alta para um atleta chegado de outro país, mesmo ainda não estando no profissional.

O bom desempenho na equipe de base fez com que ele fosse promovido ao sub-19 e depois ao Bayern II, equipe que disputa a terceira divisão nacional, ainda na temporada 2019/2020. No torneio, o primeiro disputado de forma profissional por Musiala, ele atuou em oito jogos, sendo apenas dois como titular.

O jovem balançou as redes em duas oportunidades, ambas no jogo contra o Zwickau. Tornou-se o segundo jogador mais jovem a marcar pela equipe II do Bayern, atrás apenas de David Alaba.

Leia mais: 5 jogadores ingleses atuando fora da Inglaterra para se ficar de olho

Na terceira divisão, novamente impressionou, e isso fez com que recebesse uma chance no time principal. Hansi Flick gostou das atuações que viu do jovem. Musiala se desloca bem pelo ataque e com seu 1,83m, ele ainda tem muita evolução física pela frente, e o Bayern é um ótimo lugar para isso.

Em 20 de junho de 2020, na reta final da temporada 2019/2020 da Bundesliga, Jamal Musiala ganhou sua primeira oportunidade na equipe principal do Bayern. Ele entrou nos minutos finais substituindo Thomas Müller na vitória por 3 a 1 sobre o Freiburg.

Mesmo tendo atuado somente dois minutos, foi o suficiente para ele quebrar um recorde. Aos 17 anos, três meses e 25 dias, se tornou o jogador mais jovem a entrar em campo por um clube na Bundesliga. Ele superou PierreEmile Höjbjerg, ex-Southampton e atualmente no Tottenham.

Na atual temporada, ele vem ganhando mais oportunidades de Hansi Flick. Até aqui, em seis rodadas da Bundesliga, ele atuou em cinco, todas vindas do banco de reservas. Na estreia da competição, contra o Schalke 04 em 18 de setembro, disputou 18 minutos, o suficiente para marcar seu primeiro gol como profissional.

CHRISTOF STACHE/AFP via Getty Images

Leia mais: Os 6 melhores jovens ingleses no Football Manager 2020

Contra o Eintracht Frankfurt, em 24 de outubro, marcou seu segundo gol. Aliás, na atual temporada, ele também entrou em campo pela Copa da Alemanha no confronto contra o 1.FC Düren.

Aos 17 anos e estando em um país que vem apostando ano após ano em jovens britânicos, Jamal Musiala certamente tem tudo para estar em breve na seleção inglesa principal. Aliás, sua equipe, o Bayern de Munique, não tem medo de apostar em jovens. A tendência é que ele ganhe mais em porte físico, podendo então se tornar um dos melhores do mundo em sua posição, potencial já mostrou que tem.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!