Ex-Newcastle e alvo do Liverpool: Quem é e como joga Jamal Lewis, reforço do São Paulo

5 minutos de leitura

Jamal Lewis, do Newcastle, está perto de ser novo jogador do São Paulo. O lateral vai deixar a Premier League para atuar no futebol brasileiro.

Lewis já desembarcou na cidade de São Paulo para acertar os últimos detalhes com o Tricolor. Segundo a “ESPN”, ele vai passar por exames médicos e assinar o contrato por empréstimo.

Em entrevista ao “Arquibancada Tricolor”, no desembarque no Brasil, o lateral explicou os motivos para aceitar a proposta do São Paulo.

— Quando tive a oportunidade de vir, na idade que estou, não poderia deixar escapar. Me sinto muito animado de chegar em um clube tricampeão mundial e ajudá-los a continuar ganhando Copas e também o Brasileirão. Estou realmente animado.

Esse não é o primeiro europeu contratado pelo São Paulo. Ao todo, dez jogadores nascidos na Europa vestiram a camisa do Tricolor. O mais recente é o espanhol Juanfran, lateral-direito que atuou na equipe entre 2019 e 2021.

Quem é Jamal Lewis, novo jogador do São Paulo?

Natural de Luton, na Inglaterra, Jamal representa a Irlanda do Norte, pois a sua mãe é de Belfast. Ele defendeu a seleção do país pela primeira vez em 2016 pelo sub-16. Em 2017 chegou ao sub-17 e desde 2018 é um nome constante na seleção principal.

Ele iniciou a carreira em 2009, no clube de sua cidade natal, o Luton Town. Em 2013 decidiu se dedicar ao atletismo, nas provas de 800 m em nível nacional. Mas um ano depois retornou ao futebol, dessa vez como jogador do Norwich.

O auge da carreira de Jamal Lewis foi justamente no Norwich, durante a temporada 2018/2019. Ele ajudou na campanha que terminou com o título da Championship, além de ser eleito o melhor jogador jovem de setembro de 2018 e o melhor lateral-esquerdo do ano.

Alvo do Liverpool, Lewis assinou com Newcastle

Destaque no Norwich, em 2020 o Liverpool demonstrou interesse em Lewis. De acordo com as informações da “Sky Sports”, na época a equipe de Klopp ofereceu 10 milhões de libras pelo jogador, mas o Norwich recusou e desejava receber 20 milhões de libras.

No mesmo ano, ele deixou os Canaries para reforçar o Newcastle por 15 milhões de libras. No entanto, não conseguiu repetir o desempenho dos tempos de Norwich, tanto que em 2022 ficou de fora da lista de inscritos para a temporada.

Sem espaço nos Magpies, Lewis chegou ao Watford por empréstimo em julho de 2023, em acordo válido por uma temporada e com opção de compra, mas o clube optou por não fazer o acordo permanente.

No Watford, atuou ao lado de Matheus Martins, revelação do Fluminense e contratado pelo Botafogo.

Jamal Lewis em campo pelo Newcastle
Jamal Lewis em campo pelo Newcastle. Foto: IMAGO/Richard Sellers

Como joga Jamal Lewis?

O período em que se dedicou ao atletismo fez diferença na carreira de Jamal Lewis. Rápido e atlético, o lateral se destaca com o apoio para os atacantes pelo lado esquerdo. Além disso, a experiência internacional, como o próprio comentou em entrevista ao “Arquibancada Tricolor”.

— A Premier League tem uma intensidade muito grande, muitos jogadores talentosos. Fico feliz de trazer minha experiência de lá, trazer meu atleticismo. Eu amo apoiar o ponta. No lado esquerdo do campo, defender, atacar. Ajudar o time a marcar gols, ajudar com assistências. Espero ajudar o São Paulo com isso.

Durante a temporada 2023/2024, em que esteve no Watford, o jogador disputou 36 jogos na Championship, nos quais 32 foram como titular. Mesmo sendo ambidestro, fez poucas aparições no lado direito, atuando principalmente pela esquerda.

Números de Jamal Lewis na Championship*:

  • 2 assistências
  • 6 finalizações
  • 33 chances criadas
  • 23 cruzamentos bem-sucedidos
  • 46 desarmes
  • 147 recuperações de posse de bola
  • 19 interceptações

*Dados do FotMob

O São Paulo intensificou a busca por um lateral-esquerdo na janela do meio do ano. Welington, titular da posição, já está negociado com o Southampton. A outra opção para Zubeldía é Patryck Lanza.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.