Jack Grealish – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
700
Reprodução/@ManCity

Promessa da Seleção Inglesa para o futuro, Jack Grealish é a esperança do Manchester City para alçar vôos mais altos e finalmente conquistar a UEFA Champions League. Formado na academia de futebol do Aston Villa, o meia do Citizens é um dos grandes nomes da Premier League e representante da forte geração inglesa dos últimos anos.

Jack Grealish – Início de carreira

Jack Grealish nasceu em 10 de setembro de 1995, em Birmingham, na Inglaterra. Com apenas seis anos, o jovem ingressou na base do Highgate United, em 2001. Porém, torcedor de longa data do Aston Villa, juntou-se ao clube no mesmo ano, ainda aos seis anos de idade. Neto de irlandeses, acabou influenciado por sua herança irlandesa e jogou futebol gaélico (esporte irlandês similar ao rugby) dos 10 aos 14 anos.

A princípio, Grealish dividia seu tempo entre os esportes. Contudo, com o sucesso feito pelos Lions, o rapaz optou pelo Villa Park. Subiu rapidamente os degraus das categorias de base do Villa. O jogador foi relacionado pela primeira vez na equipe profissional aos 16 anos, em uma partida da Premier League contra o Chelsea. O talento acima da média para jogar com a equipe sub-21 do clube e a falta de espaço no elenco principal o fez ter seu único empréstimo no mercado da bola.

Como resultado, na temporada 2013/14, o meia vestiu a camisa do Notts County, da League One. Sendo um dos destaques da equipe, contabilizou 12 participações diretas em gols após 38 jogos. As boas atuações garantiram uma vaga no time profissional do Aston Villa para a temporada seguinte. O sonho da joia de Birmingham estava próximo de se realizar.

Em seguida, Grealish assinou um novo contrato de quatro anos com o Villa, se estabilizando no mercado da bola. Pouco utilizado na Premier League, o meia ganhou espaço em jogos da FA Cup. Pelo torneio, veio a primeira partida como titular. Bem como a primeira expulsão. O jovem ainda tinha futebol a ser mostrado.

Trajetória, conquistas e highlights de Jack Grealish

A amostra do bom futebol que a torcida esperava apareceu na semifinal da FA Cup, diante do Liverpool, no Wembley. Naquela tarde, Grealish participou dos dois gols da vitória de virada por 2 x 1. 

Neste meio período, rumores de que Grealish foi alvo de uma verdadeira guerra nos bastidores entre duas seleções: Inglaterra e Irlanda. No início da carreira, o meia havia mostrado interesse em representar a equipe irlandesa e até chegou a fazer parte do time sub-21 do país. No entanto, o interesse de sua nação de origem acabou sendo fundamental. O jogador optou por defender o English Team.

Em contrapartida, a temporada de 2015/16 terminou bem decepcionante para as altas expectativas dos torcedores do Villa. Pela Premier League foram apenas 16 jogos, menos do que na temporada anterior. Ao final do certame, o clube caiu para a 2ª divisão do futebol inglês.

O Villa passou três temporadas na EFL Championship. A cada semana Grealish ia conquistando a sua titularidade na equipe, alimentando rumores de sua saída no mercado de transferências. Em 2017/18, o clube de Birmingham bateu na trave. Em 2018/19, por outro lado, a equipe conseguiu o acesso de volta a Premier League. Nas duas ocasiões, acabou sendo o grande protagonista do time.

Retorno do Aston Villa à elite

De volta à elite, Grealish repetiu as ótimas atuações dos anos passados. Seu desempenho o colocou no elenco final para a Euro 2020. No Villa, o meia tornou-se o capitão do time e a principal referência no ataque. Em 2021, o jogador liderou os Lions em um triunfo por 7 x 2 diante do Liverpool, em que participou de cinco gols.

Em suma, o Aston Villa não conseguiu segurar seu melhor jogador no mercado da bola. O interesse do Manchester City, de Pep Guardiola, era imenso. O meia, que almeja conquistar mais títulos na carreira, optou por trocar os Lions pelo lado azul de Manchester.

Transferências e mercado da bola de Jack Grealish

Portanto, com exceção do empréstimo para o Notts County, Jack Grealish havia vestido apenas a camisa do Villa até 2021. Mas durante a sua trajetória, seu nome esteve ligado a outros clubes durante o mercado de transferências. Em 2016, o meia foi citado em um suposto empréstimo para o Leeds United. As negociações não andaram e o jogador permaneceu em Birmingham.

Atualmente, o meia está valorizado e próximo do seu auge. Desde o fim da última temporada, rumores apontavam um forte interesse do Manchester City no mercado da bola. O Villa, por outro lado, tentaram manter o jogador no elenco a qualquer custo. Grealish chegou a ser colocado na divulgação do novo uniforme da equipe, mesmo não tendo nenhuma certeza sobre sua permanência.

Por fim, a pressão dos Citizens acabou sendo demais para o Villa. Assim, faltando poucos dias para o início da temporada, o City fechou com Grealish no mercado de transferências. Logo, os valores da venda foram de € 117,5 milhões, sendo a transação mais cara da história do futebol inglês.