Nesta quarta-feira (4), o clima em Birmingham era de extrema ansiedade. O assunto do momento era a transferência de Jack Grealish para o Manchester City, após proposta praticamente irrecusável. Assim, segundo o jornalista Fabrizio Romano, um dos mais renomados da Premier League, o contrato deve ser assinado hoje à noite e o anúncio deve ocorrer na quinta-feira (5). Confira abaixo os detalhes.
Jack Grealish to Manchester City, here we go! Paperworks signed tonight between Aston Villa and City. £100m final fee, contract also signed until June 2026. 🔵🏴 #MCFC
Grealish will undergo his medical in Manchester on Thursday morning in order to complete the record-deal. pic.twitter.com/JwVvEn5Ewl
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) August 4, 2021
Valor recorde
Dessa forma, com base nas informações que circularam durante esta semana, o valor do contrato deve girar em torno de 100 milhões de libras, o equivalente a cerca de 717 milhões de reais. Com isso, a marca anterior de Paul Pogba, em 2016, quando o Manchester United contratou o atleta por 100 milhões de euros, ou cerca de 90 milhões de libras à época. Assim, o Aston Villa deve receber o valor em troca do atleta formado em Birmingham, que assinará um contrato de cinco anos com os Blues.
No entanto, por mais que possa parecer uma escolha fácil tanto para o clube quanto para o atleta, não foi. O interesse por Grealish é muito antigo. Desde meados de 2018, quando o jovem jogador executou um papel importante na campanha de acesso do Villa à Premier League, os jornais ingleses sempre colocaram Jack Grealish como alvo dos clubes do chamado “Big Six“. Mesmo assim, se o interesse é tão antigo, por que o atleta só foi vendido agora, três anos depois?
𝟮𝟲 games. 𝟲 goals. 𝟭𝟬 assists. ⭐@JackGrealish 💜
— Aston Villa (@AVFCOfficial) June 1, 2021
Os motivos de Grealish e a paixão pelo clube
Jack Grealish sempre foi apaixonado pelo Aston Villa. Desde pequeno, Grealish vestiu a camisa do clube com carinho. No entanto, no mercado do futebol, ir para um clube de maior expressão é sempre o passo ideal para a carreira de um atleta. Ainda assim, o meio-campista inglês ficou no Villa. Isso porque a administração do clube conseguiu vendê-lo um projeto.
Com a administração do clube nas mãos de Nassef Sawiris e Wes Edans (este que é também dono da franquia dos Milwalkee Bucks, da NBA), o clube ganhou um poder financeiro enorme. Assim, Grealish tornou seu objetivo primário levar o Aston Villa de volta à sua glória. No entanto, muitos fãs se mostraram bravos com a decisão do atleta, com publicações na internet contra sua escolha, questionando-o o que mudou desde quando ele fez sua promessa.
One of my most enjoyable days ever at villa park! Having fans back and the noise that was being made generally gave me goosebumps! Great win boys and a great season ♥️⚽️ pic.twitter.com/bkdf7vqbE1
— Jack Grealish (@JackGrealish) May 23, 2021
Mesmo assim, pode-se dizer que seu objetivo primário foi concluído com sucesso. Claro, o Aston Villa não foi campeão da Champions League como em 1982/83. No entanto, sua participação no elenco não é mais essencial. Sua influência em campo é clara, mas o Villa se tornou capaz de repor sua saída tanto com jogadores de fora, como com jogadores da base.
Portanto, a decisão de Grealish é clara. Ele sai porque sabe que conseguiu levar o clube de volta à um patamar onde pode sonhar alto. O futuro é brilhante tanto para o Villa, quanto para Grealish. Por isso a proposta do Manchester City é irrecusável. Afinal, não se tratou de dinheiro, se tratou de ser uma escolha boa para todos os lados. Assim, caso seja concluída, a negociação mostra que o respeito de Jack pelo clube não mudou, apenas que ele entende que alcançou o seu objetivo.
7 years ago today, professional debut for @AVFCOfficial 7 minutes well spent chasing @YayaToure 🤣🤣
What a journey it’s been since! #AVFC pic.twitter.com/XoUbmE7aBK— Jack Grealish (@JackGrealish) May 7, 2021
O próximo compromisso do Manchester City é pela Supercopa Inglesa, no próximo sábado (7). O duelo está marcado para as 13h15 (horário de Brasília), contra o Leicester City. Já o Aston Villa volta à campo no mesmo dia, em amistoso marcado contra o Sevilla, no Villa Park. A partida acontece às 14h (horário de Brasília). Você pode conferir aqui os detalhes dos dois times.