Quem é Ivan Toney, o craque da atual temporada da Championship

Analisamos a grande temporada do destaque do Brentford

0
664
toney
John Patrick Fletcher Imago

O Brentford vem lutando para conquistar o acesso para a Premier League, assim como foi na passada, quando bateram na trave ao serem derrotados na final dos playoffs para o Fulham. Atualmente, o time está na zona dos playoffs, mas ainda tem boas chances de buscar o acesso direto. O time perdeu Ollie Watkins para o Aston Villa e Said Benrahma para o West Ham, mas foram precisos no mercado com a contratação de Ivan Toney, artilheiro da League One em 2019/2020.

Hoje, com 28 gols e nove assistências em 36 partidas, é o grande nome da atual temporada da Championship.

Leia mais: Por que o Brentford não tem categorias de base desde 2016

Nascido em Northampton em 1996, Toney iniciou sua carreira no Northampton Town e fez sua estreia como profissional com apenas 16 anos em partida da FA Cup diante do Bradford City. Em agosto de 2014, por pouco não se transferiu para o Wolverhampton, que disputava  a segunda divisão na época. Permaneceu mais uma temporada no clube até sair para o Newcastle. Em 60 partidas pelos Cobblers, marcou 13 gols.

Sua passagem pelo Newcastle não foi muito empolgante. Quatro jogos e nenhum gol, além de empréstimos para Barnsley, Shrewsbury Town, Scunthorpe United e Wigan, curiosamente, todos times da League One. Colocado à venda pelos Magpies, se transferiu  ao Peterborough por cerca de 650 mil libras, o que se mostrou uma tremenda bagatela.

Leia mais: 10 destaques da Championship 2020/2021

Em duas temporadas pelo Posh, números impressionantes, mesmo sem ter conquistado o acesso para a segunda divisão. Um total de 49 gols em 94 partidas, ficando na seleção da League One na temporada 2019/2020, onde foi eleito também o melhor jogador.

Era impossível que o jogador permanecesse no clube e foi o Brentford quem o contratou por cerca de 5 milhões de libras. Vale lembrar que o clube londrino vendeu Watkins por 28 milhões e Benrahma por 25 milhões.

Com um estilo de jogo moderno, Toney foge do fenótipo do camisa 9 clássico. Se movimenta bastante pelos lados do campo, com boas finalizações, presença na área e também por suas assistências, superado no time apenas pelo francês Bryan Mbeumo.

Com boas atuações, há muito interesse de equipes da Premier League, caso o Brentford não consiga o acesso no jogador. Além disso, Toney poderá jogar pela seleção da Jamaica, a qual tem descendência. Os Reggae Boyz estão buscando jogadores com descendência jamaicana atuando na Inglaterra e que possam ser bons reforços para as Eliminatórias da Copa de 2022.