Ivan Rakitic – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas


Antes de tudo, Ivan Rakitic é um meio-campista que atualmente pertence ao Sevilla. A saber, com pais croatas, nasceu no dia 10 de março de 1988, na cidade de Rheinfelden, na Suíça.

Ivan Rakitic – Início de carreira

Primeiramente, Ivan Rakitic é filho e irmão de jogadores de futebol. Sendo assim, a tendência para que seguisse o mesmo caminho era grande. Portanto, iniciou a trajetória nos gramados aos quatro anos, quando ingressou na academia Mohlin-Riburg, no ano de 1992.

Posteriormente, em 1995 entrou para as categorias de base do FC Basel. Com isso, fez boa parte de sua formação e se desenvolvendo como jogador, até chegar as categorias do sub-18 e 21 na equipe. Assim, começou a ganhar destaque no mercado da bola, sendo promovido para o time principal dos Vermelhos e Azuis em 2005, ainda com 17 anos.

Trajetória, conquistas e highlights da carreira de Ivan Rakitic

Após a promoção para a equipe principal do FC BaselIvan Rakitic atuou pela primeira vez no confronto contra o Siroki Brijeg, em partida válida pela Copa da UEFA, no dia 29 de setembro de 2005. Posteriormente, em 15 de abril de 2006, fez a estreia pela Swiss Super League. A saber, o jogo foi contra a equipe do Neuchatel Xamax.

Na sequência, após a temporada de adaptação, Rakitic seguiu a ascensão no futebol e ganhando destaques no mercado da bola. A saber, permaneceu no time principal e ganhou espaço entre os titulares. Ao todo, atuou em 33 partidas na liga nacional e marcou 11 gols. Além disso, ajudou na conquista do título da Copa da Suíça, foi eleito a revelação da Super League 2006-07 e foi premiado como autor do gol mais bonito da competição, pelo tento anotado no confronto contra o St. Gallen, no dia 22 de outubro de 2006.

Sendo assim, após duas temporadas e os rumores do mercado de transferências, o Schalke 04 anunciou a contração do atleta, em julho de 2007. A saber, a negociação girou em torno de 5 milhões de euros.

Pela equipe dos Azuis ReaisRakitic fez a estreia na vitória pelo placar de 9 x 0 contra o Eintracht Trier. Posteriormente, entrou pela primeira vez em campo pela Bundelisga contra o Stuttgart, além da derrota para o Valencia, que marcou a estreia na Liga dos Campeões.

Em resumo, anotou três gols e deu dez assistências em 29 jogos no primeiro ano na equipe. Além disso, ajudou o Schalke 04 a terminar na terceira colocação do campeonato nacional. Por fim, passou três temporadas e meia como membro da equipe, marcando 16 gols em 135 partidas disputadas. Além disso, conquistou a Taça da Alemanha em 2010/11.

Transferências e Mercado da Bola

Após se destacar no Schalke 04, na janela de inverno do mercado de transferências, Ivan Rakitic se mudou para a Espanha em 2001, sendo contratado pelo Sevilla pelo valor de 2,5 milhões de euros. Todavia, as primeiras temporadas na equipes foram abaixo do rendimento esperado. Visto que o jogador passou à atuar como volante.

Posteriormente, na temporada de 2012/13, Ivan Rakitic recuperou o bom futebol aos poucos. No entanto, o ponto alto nos Sevillistas se deu em 2013/14. Assim, foi nomeado capitão da equipe, sendo um dos líderes da conquista da Liga Europa. Além disso, registou 17 assistências e 12 gols em 52 jogos, recebeu o prêmio LFP Fair-Play e nomeado como melhor meio-campista da La Liga.

Com os ótimos número pelo SevillaRakitic chamou a atenção do Barcelona, que confirmou os rumores do mercado da bola e anunciou a contratação do atleta em junho de 2014 por 18 milhões de euros.

Em resumo, Ivan Rakitic ajudou nas conquistas de quatro títulos de La Liga, quatro Copas do Rei, três Supercopa da Espanha, uma Supercopa da UEFA, um Mundial de Clubes da FIFA, além do título da Liga dos Campeões 2014/15. Além disso, apareceu na lista dos 23 melhores do mundo no FIFA Ballon d'Or 2015 e foi eleito o melhor jogador croata.

Após seis temporadas no Barcelona, os rumores do mercado de transferências apontavam um possível interesse da Juventus na contratação do jogador. No entanto, Rakitic recusou uma oferta de 42 milhões de euros em janeiro de 2020, podendo ser uma dar maiores contratações do período no mercado da bola. Visto que gostaria de retornar ao Sevilla.

Portanto, com a abertura da janela de transferência do mercado da bola do verão europeu, Ivan Rakitic retornou ao Sevilla em setembro de 2020, por 3,5 milhões.

Seleção Nacional

Primeiramente, Ivan Rakitic defendeu as categorias de base da Suíça. No entanto, em 2007, optou por atuar pela Croácia. Assim, participou das edições de 2008, 2012 e 2016 da Eurocopa. Além disso, esteve presente na Copa do Mundo 2014 e 2018, sendo um dos pilares na campanha do vice campeonato.

Todavia, em setembro de 2020, Rakitic anunciou a sua aposentadoria da seleção da Croácia, após 106 jogos e 15 gols ao longo de 13 anos. Assim, volta as atenções para ajudar o Sevilla.