Em 2022, o Ipswich Town estava na League One, a terceira divisão inglesa. Dois anos depois, a equipe chegou, de forma meteórica e surpreendente, à Premier League. Essa é a primeira temporada dos Tractor Boys na elite inglesa depois de 22 anos.
Orçamento modesto, muitos anos longe da disputa, elenco desconhecido… Motivos não faltam para o Ipswich ser apontado como o principal candidato ao rebaixamento, mas não é bem assim que a banda de Ed Sheeran, fanático pelo time, toca.
3 motivos para acreditar no Ipswich Town
Desejado por gigantes, Kieran McKenna é um técnico para ser levado a sério
O grande craque do Ipswich Town está no banco de reservas. Trata-se do promissor técnico Kieran McKenna, auxiliar de José Mourinho no Manchester United. Aos 38 anos, o norte-irlandês como grata surpresa na última temporada ao guiar o time do Leste da Inglaterra à primeira divisão.
McKenna está no Ipswich desde 2021 e também foi o técnico do acesso à Championship. Em alta, ele chamou a atenção de Chelsea, Manchester United e até da Inglaterra, mas renovou com até 2028 e agora terá um desafio ainda maior.
Manutenção do time-base e entrosamento de longa data
A permanência do time que fez sucesso na temporada passada é simbolizada pela compra de Omari Hutchinson junto ao Chelsea.O jovem se destacou no Ipswich durante a última temporada, emprestado pelos Blues, e marcou 11 gols em 50 partidas.
Para não perder a joia de 20 anos, o clube investiu 22 milhões de libras (R$ 154 milhões) para tê-lo por um longo tempo.
Na estreia da Premier League, contra o Liverpool, o Ipswich entrou em campo com um time titular que continha sete jogadores que disputaram a terceira divisão pela equipe. Isso pode ser apontado como uma fragilidade técnica, mas dá a medida do entrosamento e do espírito coletivo em questão.
Seven of Ipswich starting squad today — was in the team when they won 6-0 against Exeter in League One to confirm promotion 👏 pic.twitter.com/kRgbbAuPOL
— HC (@HCfootball01) August 17, 2024
Reforços bons e baratos
Olho na janela de transferências do Ipswich. Apesar de ter um orçamento baixo para os padrões da Premier League, o clube tem se mostrado muito criativo em suas escolhas.
De gigantes ingleses, por exemplo, o clube fechou Armando Broja (Chelsea) e Kalvin Phillips (Manchester City). Ambos não vivem grandes fases, mas são jogadores de qualidade e podem recuperar seus melhores momentos.
O time olhou para última Championship e fechou com destaques da segunda divisão. Liam Delap, que pertencia ao City, fez oito gols pelo Hull City em 2023/24. Sammie Szmodics fez 33 gols em 48 jogos pelo Blackburn. Além deles, Jacob Greaves (Hull City) e Conor Townsend (West Bromwich) também foram contratados.
Não parou por aí. Ben Johnson (West Ham), Arijanet Muric (Burnley) e Jean Cajuste (Napoli) também assinaram com os Tractor Boys como novas caras.
O calendário não foi simpático ao Ipswich, que estreou contra o Liverpool e enfrentará o Manchester City neste sábado (24), pela segunda rodada. Contudo, como um bom trator, a equipe quer passar por cima de tantas dificuldades para fazer história.