Ipswich Town, o clube que foi campeão inglês logo em sua estreia na elite

Conheça um pouco da histórica campanha de estreia da equipe na elite do futebol inglês

0
188
Ipswich Town 1961 - Photo by Evening Standard Hulton Archive Getty Images
Photo by Evening Standard Hulton Archive Getty Images

Atualmente, o futebol inglês é um dos mais ricos e com o campeonato mais disputado de todo o mundo. Há pouco espaço para grandes surpresas durante o torneio. No entanto, há algumas décadas, o equilíbrio entre os clubes era maior, com o torneio conhecendo diferentes e novos campeões ao final de cada temporada. No início da década de 1960, a Inglaterra e o mundo foram apresentados ao Ipswich Town.

Do amadorismo à elite inglesa

Fundado em 1878, o Ipswich Town atuou de forma amadora até 1936, ano em que aderiram ao futebol profissional. O clube alcançou a segunda divisão do Campeonato Inglês na temporada 1953/1954, após o título da terceirona um ano antes.

No entanto, sua primeira experiência na divisão de acesso à elite não foi boa, com a equipe sendo rebaixada ao final daquele campeonato. Os Tractor Boys voltariam à segunda divisão na temporada 1957/1958, disputando de forma ininterrupta até 1960/1961.

Naquela edição o Ipswich fez uma grande e acirrada campanha. A conquista do título veio com a diferença de apenas um ponto para o vice campeão daquela edição, o Sheffield United e a sete pontos do Liverpool, que à época vivia o seu calvário na segundona.

Leia mais: O calvário do Liverpool: 8 temporadas seguidas na segunda divisão

O Ipswich se tornou campeão ao somar 59 pontos – naquela época a cada vitória valia dois pontos-, conquistando 26 vitórias em 42 partidas. Um ponto marcante daquela campanha foi a força do ataque da equipe, que foi às redes 100 vezes.

O artilheiro do campeonato foi Ray Crawford, que marcou 40 gols. Além de Crawford, Ted Phillpps também teve destaque, marcando outros 30 gols para a equipe. Com esses impressionantes números, o clube comandado pelo lendário técnico Alf Ramsey, alcançava a elite do futebol inglês.

A histórica campanha de estreia

Naquela temporada, o elenco era composto por 17 jogadores: Roy Bailey, Wilf Hall, Billy Baxter, Larry Carberry, John Compton, Ken Malcolm, Andy Nelson, John Elsworthy, Jimmy Leadbetter, Aled Owen, Reg Pickett, Roy Stephenson, Ray Crawford, Dermot Curtis, Doug Millward, Doug Moran e Ted Phillips.

Os Blues fizeram sua primeira partida na elite em 19 de agosto de 1961, no jogo que acabaria empatado sem gols contra o Bolton.

Durante a campanha do título, o clube acabaria eliminado na quarta fase, tanto da Copa da Inglaterra como também da Copa da Liga, sendo superado por Norwich e Blackburn Rovers, respectivamente.

A equipe conquistaria sua primeira vitória no campeonato somente na quarta rodada, e ela viria em forma de goleada: 6 a 2 pra cima do Burnley. Dali foram quatro triunfos consecutivos até sofrer uma goleada para o Everton por 5 a 2.

A parceria Phillips/Crawford continuava afiadíssima, com a dupla sendo responsável por 61 dos 93 gols marcados pela equipe. Entre as vitórias do Ipswich que merecem destaque na competição estão as goleadas fora de casa contra Sheffield Wednesday por 4 a 1 e 3 a 0 contra o Arsenal em pleno Highbury.

Leia mais: Os brasileiros com mais títulos no futebol inglês

Contra os Gunners, inclusive, o clube recebeu o maior público da temporada no Portman Road. Naquele 20 de abril de 1962, 30.649 pessoas assistiram ao empate em 2 a 2 entre as equipes.

Como naquela época cada vitória correspondia à conquista de dois pontos, o campeonato seguiu-se com bastante equilíbrio e briga até o fim pelo título, com Ipswich e Burnley brigando rodada a rodada.

Na última partida, jogando em casa, os comandados de Alf Ramsey entraram em campo contra o Aston Villa para tentar garantir o título logo na primeira temporada da equipe na elite inglesa.

Ipswich Town torcida Stephen Pond Collection Getty Images Sport
Stephen Pond Collection Getty Images Sport

Graças aos dois gols marcados por Ray Crawford, a equipe conquistou os pontos que lhe renderam a taça de campeão inglês da temporada 1961/1962. O campeonato daquele ano, ao contrário dos atuais, não teve equipes do hoje chamado Big 6 se destacando nas primeiras posições.

Naquela edição o Tottenham foi o melhor colocado, terminando na terceira posição. O Arsenal foi apenas o décimo colocado.

A dupla de Manchester fez uma campanha bastante discreta. O City ficou com a décima segunda posição enquanto o rival United acabaria somente em décimo quinto. Já o Chelsea amargaria a última posição, sendo rebaixado para a segunda divisão, que naquela temporada era vencida pelo Liverpool.

Ray Crawford seria coroado, ao lado de Derek Kevan, do West Bromwich, artilheiro do campeonato com 33 gols marcados durante o torneio. Com o título, o Ipswich também garantiu sua participação na edição seguinte da Copa Europeia; era sua primeira vez disputando jogos internacionais.

Leia mais: Onde estão os jogadores do Portsmouth campeão da FA Cup de 2008?

Ressaca da conquista e fim do ciclo

Ipswich Town 1961 - Photo by Evening Standard Hulton Archive Getty Images
Photo by Evening Standard Hulton Archive Getty Images

Na temporada seguinte à conquista do Campeonato Inglês, o clube chegou à principal competição continental. Na primeira fase, eliminou sem dificuldades o Floriana, de Malta, pelo placar agregado de 14 a 1.

No entanto, na rodada seguinte, o Ipswich não conseguiu fazer frente ao Milan, sendo eliminado da competição com 4 a 2 na soma dos dois jogos. Já no Campeonato Inglês daquela temporada, o clube passou longe de repetir a surpreendente campanha do título.

Leia mais: O rápido renascimento do Ipswich Town nos anos 2000

Os Blues venceram apenas 12 dos 42 jogos disputados. Mesmo com Ray Crawford marcando 25 gols durante toda a campanha da equipe, o Ipswich amargou a incômoda 17ª posição na tabela, ficando à frente do primeiro rebaixado por apenas quatro pontos.

Após a decepcionante campanha, o técnico Alf Ramsey se desligou do clube para assumir a seleção da Inglaterra, onde entraria uma vez mais para a história como campeão da Copa do Mundo de 1966.

Já o Ipswich Town nunca mais conquistou o campeonato inglês, ficando com o vice em duas oportunidades. O clube ainda conseguiu importantes títulos para sua história, como a Copa da Inglaterra de 1977/1978, além da conquista da Copa da Uefa em 1980/1981. No entanto, desde a temporada 2002/2003, os Tractor Boys estão longe da Premier League, sendo que hoje lutam para voltar à Championship.