West Ham: jogadores salvam familiares de agressão após invasão de torcida adversária em setor de estádio

4 minutos de leitura

AZ
18/05/23 - 16:00

Finalizado

0

-

1

West Ham

AZ - West Ham

UEFA Conference League - AFAS Stadion

2° Turno

A vitória do West Ham sobre o AZ Alkmaar na Holanda que garantiu os ingleses na final da Uefa Conference League terminou com algumas cenas lamentáveis nas arquibancadas.

Logo após o fim do jogo, em que Pablo Fornals marcou o único gol já nos acréscimos do segundo tempo, uma parte da torcida holandesa invadiu uma área da arquibancada onde estavam, entre outros torcedores, familiares e amigos dos jogadores do West Ham.

Imagens gravadas no estádio AFAS Stadion mostram torcedores com máscaras cobrindo o rosto derrubando as grades de proteção e entrando na área das arquibancadas.

Imediatamente, jogadores do West Ham pararam a celebração e foram em direção às arquibancadas para proteger seus familiares. Em outro vídeo, também é possível ver Jarrod Bowen partindo para cima de um dos torcedores holandeses e Declan Rice sinalizando para alguém na arquibancada ir se afastar da confusão.

Como também é possível ver nas imagens, a área invadida pelos holandeses tinha idosos e mulheres que são parte das famílias da delegação inglesa. O pai de David Moyes, de 85 anos, era um dos presentes.

Os seguranças do estádio chegaram ao local para conter os agressores depois dos jogadores, e foram seguidos pela tropa de choque local. O tumulto demorou cerca de 10 minutos para ser contido. Informações da “Sky Sports” dão conta que o episódio não teve feridos.

“Torcedores do West Ham não estavam procurando confusão”, diz Moyes

— Só posso dizer que os jogadores estavam envolvidos porque esta é a área onde se encontravam as famílias. O que não quero, de forma alguma, é arruinar a nossa noite. Não eram os torcedores do West Ham que estavam procurando confusão. Os jogadores estavam felizes em comemorar no fim do jogo. Minha família estava lá e eu tinha amigos no setor. Demorei a perceber, porque estava muito feliz em campo, vendo outras pessoas. Os seguranças queriam me tirar depois, mas eu tentei garantir que os jogadores não se envolveriam na briga — declarou o treinador David Moyes.

Autor do gol, Fornals também deu entrevista após o jogo e afirmou estar “muito preocupado” com a situação atual das famílias de seus companheiros.

Do outro lado, o treinador do AZ Alkmaar, Pascal Jansen, se declarou “envergonhado” pelo episódio.

West Ham, AZ Alkmaar ou Uefa ainda não se pronunciaram oficialmente.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]