Finalizado
0
-1
AZ - West Ham
UEFA Conference League - AFAS Stadion
2° Turno
A vitória do West Ham sobre o AZ Alkmaar na Holanda que garantiu os ingleses na final da Uefa Conference League terminou com algumas cenas lamentáveis nas arquibancadas.
Logo após o fim do jogo, em que Pablo Fornals marcou o único gol já nos acréscimos do segundo tempo, uma parte da torcida holandesa invadiu uma área da arquibancada onde estavam, entre outros torcedores, familiares e amigos dos jogadores do West Ham.
Imagens gravadas no estádio AFAS Stadion mostram torcedores com máscaras cobrindo o rosto derrubando as grades de proteção e entrando na área das arquibancadas.
All cos they lost a game of football… pic.twitter.com/NCr7nkf6P5
— West Ham Central (@WestHam_Central) May 18, 2023
Imediatamente, jogadores do West Ham pararam a celebração e foram em direção às arquibancadas para proteger seus familiares. Em outro vídeo, também é possível ver Jarrod Bowen partindo para cima de um dos torcedores holandeses e Declan Rice sinalizando para alguém na arquibancada ir se afastar da confusão.
Como também é possível ver nas imagens, a área invadida pelos holandeses tinha idosos e mulheres que são parte das famílias da delegação inglesa. O pai de David Moyes, de 85 anos, era um dos presentes.
Was in der TV-Übertragung nicht mehr gezeigt wurde: Nach Abpfiff haben nach Angaben mehrerer Beobachter im Stadion AZ-Hooligans versucht, einen West-Ham-Block anzugreifen, wo auch Spielerfrauen saßen. Spieler der Londoner sind daraufhin dort hingeeilt. pic.twitter.com/GuLqHknKXN
— oranjefussball 🇳🇱 (@oranjefussball) May 18, 2023
Os seguranças do estádio chegaram ao local para conter os agressores depois dos jogadores, e foram seguidos pela tropa de choque local. O tumulto demorou cerca de 10 minutos para ser contido. Informações da “Sky Sports” dão conta que o episódio não teve feridos.
“Torcedores do West Ham não estavam procurando confusão”, diz Moyes
— Só posso dizer que os jogadores estavam envolvidos porque esta é a área onde se encontravam as famílias. O que não quero, de forma alguma, é arruinar a nossa noite. Não eram os torcedores do West Ham que estavam procurando confusão. Os jogadores estavam felizes em comemorar no fim do jogo. Minha família estava lá e eu tinha amigos no setor. Demorei a perceber, porque estava muito feliz em campo, vendo outras pessoas. Os seguranças queriam me tirar depois, mas eu tentei garantir que os jogadores não se envolveriam na briga — declarou o treinador David Moyes.
Autor do gol, Fornals também deu entrevista após o jogo e afirmou estar “muito preocupado” com a situação atual das famílias de seus companheiros.
Mais imagens dos ataques de alguns torcedores do AZ a alguns torcedores do West Ham.
Só não foi pior pela ação rápida de seguranças. https://t.co/limyPVKx0Z
— Espreme a Laranja (@espremealaranja) May 18, 2023
Do outro lado, o treinador do AZ Alkmaar, Pascal Jansen, se declarou “envergonhado” pelo episódio.
West Ham, AZ Alkmaar ou Uefa ainda não se pronunciaram oficialmente.