Quem mais intercepta e ganha divididas na Premier League

Gráfico interceptações x divididas

Na Premier League, pressionar para recuperar a bola é essencial. Em uma liga com tanta intensidade, os times precisam agir rapidamente para limitar os espaços dos adversários, forçar erros e recuperar a posse. Nessas situações, dois fundamentos do jogo fazem a diferença: as interceptações e divididas ganhas.

Quem mais intercepta e ganha divididas na Premier League 

Sites de estatísticas, como o FBRef, contabilizam essas ações. No gráfico abaixo, os times estão distribuídos pela combinação desses dois critérios. As interceptações estão no eixo vertical e as divididas no horizontal. Ou seja: equipes que interceptam mais a bola estão posicionadas na parte superior, enquanto as que mais ganham divididas estão distribuídas para o canto direito. Confira:

Gráfico interceptações x divididas
Alguns times se destacam nesses quesitos. O Bournemouth, por exemplo, lidera com sobras em interceptações, com 357. No entanto, é segunda equipe que menos venceu divididas, com apenas 234.

O Southampton segue o caminho contrário: já ganhou 338 divididas na competição e lidera no critério. Por outro lado, seus números de bolas interceptadas são baixos – apenas 251. A média entre as 20 equipes da Premier League, ao fim da 26ª rodada, é de 290 divididas ganhas e 277 interceptações.

Pensando na junção dos dois aspectos, a equipe que mais chama a atenção é o Chelsea. Os comandados de Frank Lampard são os únicos no torneio a atingirem a marca de 300 interceptações e 300 divididas. Um reflexo do comportamento intenso dos Blues no esforço pela retomada da posse de bola.

Os destaques individuais

Começando pelo Chelsea, o time é impulsionado nas estatísticas graças a um trio composto por dois volantes e um zagueiro: Jorginho, N’Golo Kanté e César Azpilicueta. Os três figuram entre os 20 que mais interceptam bolas. Jorginho é o 6º, com 52. Kanté e César Azpilicueta estão respectivamente na 17ª e 18ª posições, com 40 para cada.

Nas divididas, Mateo Kovacic é outro meio-campista da equipe que chama atenção: são 43, 11º maior número entre os jogadores. Kanté é o 14º, com 41, Azpilicueta o 17º, com 40.

Dan Mullan/Getty Images Sport

O Bournemouth, que lidera a liga em interceptações, tem jogadores que justificam o mérito. São dois entre os três melhores no quesito: o lateral espanhol Diego Rico em primeiro lugar, com 63, e o dinamarquês Philip Billing na terceira colocação, com 56. O Leicester é quem possui dois jogadores no top 3 nos desarmes: Ricardo Pereira lidera, com 63, enquanto Wilfred Ndidi ocupa o terceiro lugar com 54.

Por fim, dois jogadores merecem muito crédito pelos desempenhos individuais. Declan Rice, do West Ham, e Ndidi, do Leicester City, são os únicos que atingiram a marca de 50 nos dois critérios. São 62 divididas e 55 interceptações para Rice, enquanto Ndidi acompanha com 54 e 57, respectivamente. O volante do Leicester, inclusive, alcançou a marca atuando em quatro jogos a menos do que Rice.

Os 10 jogadores que mais ganham divididas na Premier League (26 rodadas)

1. Ricardo Pereira (Leicester City) – 63
2. Declan Rice (West Ham) – 62
3. Wilfred Ndidi (Nigeria) – 54
4. James McArthur (Crystal Palace) – 45
5. Pierre Højbjerg (Southampton) – 45
6. Emi Buendía (Norwich City) – 45
7. Aaron Wan-Bissaka (Manchester United) – 44
8. João Moutinho (Wolverhampton) – 44
9. Marvelous Nakamba (Aston Villa) -44
10. Jonny Castro (Wolverhampton) – 43

Leia mais: Emiliano Buendía, a grata surpresa do lanterna Norwich

Os 10 jogadores que mais interceptam bolas na Premier League (26 rodadas)

1. Diego Rico (Bournemouth) – 63
2. Wilfred Ndidi (Leicester City) – 57
3. Philip Billing (Bournemouth) – 56
4. Declan Rice (West Ham) – 55
5. Chris Basham (Sheffield United) – 53
6. Jorginho (Chelsea) – 52
7. Étienne Capoue (Watford) – 48
8. Jan Bednarek (Southampton) – 47
9. Harry Maguire (Manchester United) – 47
10. Jan Bednarek (Southampton) – 47

Dados completos: FBRef