‘Lucro’ de 240 milhões? Inter paga barato e fecha com goleiro do Bayern para substituir Onana

7 minutos de leitura

Desde a venda de André Onana para o Manchester United por 55 milhões de euros (R$ 293 milhões), a Inter de Milão procura um substituto para o gol no mercado da bola. Trubin, jovem destaque do Shakhtar Donetsk, chegou a ser cogitado, mas o plano A dos nerazzurri sempre foi um jogador do Bayern de Munique.

De acordo com o jornalista italiano, Fabrizio Romano, especialista em mercado de transferências, a Inter de Milão fechou com Yann Sommer, de 34 anos. O acordo foi fechado por 6 milhões de euros (R$ 32,1 milhões). O goleiro chegou na Itália no domingo (6) para concluir sua mudança.

Na tarde desta segunda-feira (7), o goleiro foi anunciado como novo reforço da Inter de Milão com um contrato até junho de 2026 com o clube italiano.

Sommer por Onana: fora de campo, lucro milionário

Com a venda de Onana acertada ao Manchester United por pelo menos 51 milhões de euros (que pode chegar a 55 com cláusulas adicionais), a Inter de Milão terá um “lucro” de ao menos 45 milhões de euros (cerca de 241 milhões de reais, na cotação atual) considerando as duas negociações. Resta saber se, dentro de campo, a troca também será positiva.

Natural de Morges, na Suíça, o Sommer é revelado pelas categorias de base do Basel e conquistou dois títulos de Campeonato Suíço e um da Copa da Suíça entre 2010 e 2012. Foi emprestado ao Vaduz, de Liechtenstein, e ao Grasshopper (clube suíço), antes de ser contratado pelo Borussia Monchengladbach, onde ficou de 2013 a 2023.

Na metade de janeiro, Sommer foi contratado pelo Bayern de Munique para ocupar a vaga de Manuel Neuer, que sofreu uma fratura na perna direita enquanto esquiava nas férias de dezembro. Em 29 jogos na última edição do Campeonato Alemão (sendo 25 pelo Bayern), Yann teve uma média de 2,7 defesas por jogo e sofreu 39 gols (34 de dentro da área e cinco de fora). Das 77 defesas que fez, 29 foram de fora da área e 28 de dentro.

Novo goleiro da Inter de Milão é um herói

Na Eurocopa de 2021, a Suíça chegou às quartas de final e quase foi mais longe graças a Sommer. Nas oitavas de final, após o empate por 3 a 3 em que fez cinco grandes defesas no tempo regulamentar, o goleiro brilhou nas disputas de pênalti, defendendo a cobrança decisiva de Mbappé.

Na fase seguinte, ele segurou a Espanha com oito defesas na prorrogação e defendeu um pênalti, porém, a grande atuação do novo goleiro da Inter de Milão não foi o suficiente para os suíços baterem os espanhóis e chegarem à semifinal.

Na seleção suíça desde 2012, ele participou das Copas de 2014, 2018 e 2022. Na edição da Rússia, ele se destacou com uma grande atuação contra o Brasil e garantiu o empate em 1 a 1 na estreia das seleções naquele Mundial.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.