Após ser inocentado de acusações de estupro, Mendy é anunciado por clube francês

5 minutos de leitura

Afastado dos gramados desde agosto de 2021 devido a acusações de uma série de crimes sexuais contra mulheres, o francês Benjamin Mendy deve voltar a jogar por um clube de seu país natal. O ex-lateral do Manchester City não atuava no futebol profissional há dois anos, enquanto aguardava o encerramento das investigações e o resultado dos julgamentos.

Mendy foi inocentado na última sexta-feira (14) pelo tribunal de justiça de Chester Crown, na Inglaterra. O júri formado por seis homens e seis mulheres o considerou inocente de uma acusação de estupro e uma tentativa de estupro que teriam acontecido em outubro de 2020. No início do ano, ele já havia sido absolvido por outras sete acusações de estupro e uma de agressão sexual.

Mendy é anunciado por clubes francês

Cinco dias após a finalização do caso, Benjamin Mendy já foi anunciado por outro clube. O novo destino do lateral será o Lorient, da primeira divisão francesa.

Mendy assinou um contrato por duas temporadas com o Lorient. O francês já fez os exames médicos e assumirá a camisa 5 na Ligue 1 2023/24.

Depois de ter feito o tradicional exame médico, Benjamin Mendy, campeão mundial 2018, tetracampeão da Premier League com as cores do Manchester City e campeão francês da Ligue 1 com o Monaco, vem reforçar o trabalho do Lorient para esta nova temporada – diz o comunicado publicado pela equipe.

Vale lembrar que, mesmo que a suspensão determinada pelo City em 2021 tivesse sido encerrada pelo clube agora, Mendy não poderia retornar aos Citizens. Isso porque o contrato com o francês se encerrou em junho deste ano e a diretoria não ofereceu a renovação.

Mendy é inocentado por acusações de estupro; entenda o caso

Em agosto de 2021, o Manchester City anunciou a suspensão de Benjamin Mendy da equipe após três vítimas denunciarem o atleta de estupro e assédio sexual. O caso foi investigado e levado a julgamento no final de 2022.

O processo se prolongou pro cinco meses, já que as audiências tiveram que ser interrompidas devido a casos de Covid-19 e ao recesso de fim de ano. Em janeiro de 2023, o júri decidiu inocentar Mendy por unanimidade.

No entanto, ainda ficaram faltando duas denúncias irem a julgamento na época. Ele também estava sendo acusado de estuprar uma mulher de 24 anos em um quarto de sua casa na cidade de Chester, em outubro de 2020, e de uma tentativa de estupro dois anos antes, com uma mulher de 29 anos, no mesmo local.

O veredito, divulgado na última sexta, foi de que os atos foram consensuais e, portanto, o lateral era inocente. No total, Mendy foi absolvido de oito acusações de estupro, uma tentativa de estupro e uma de agressão sexual contra sete mulheres diferentes.

O atleta sempre negou as acusações. Na saída do tribunal, seus advogados fizeram um pronunciamento público.

— Gostaríamos de agradecer aos membros do júri por se concentrarem nas evidências deste julgamento, e não nos boatos e insinuações que se seguiram a este caso. Esta é a segunda vez que o Sr. Mendy foi julgado e considerado inocente por um júri. Ele está feliz porque ambos os júris chegaram aos veredictos corretos — afirmaram.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.