Com a reta decisiva da temporada 2023/24 da Premier League e as finais das copas domésticas se aproximando, começam as dúvidas sobre como funciona a classificação inglesa para os torneios europeus: Champions, Europa League e Conference.
Como funcionam as vagas europeias na Inglaterra
Antes de começar a temporada, a Uefa determinou que a Inglaterra teria direito a sete vagas nas próximas competições europeias, que ficaram divididas da seguinte maneira:
- Campeão da Premier League se classifica para a fase de grupos da Champions
- Vice-campeão da Premier League se classifica para a fase de grupos da Champions
- 3º lugar da Premier League se classifica para a fase de grupos da Champions
- 4º lugar da Premier League se classifica para a fase de grupos da Champions
- 5º lugar da Premier League se classifica para a Europa League
- Campeão da FA Cup se classifica para a Europa League
- Campeão da Copa da Liga Inglesa se classifica para a Conference League
No entanto, a divisão pode mudar a depender dos vencedores das copas. Se, por exemplo, o campeão da Copa da Liga se classificar para a Champions através da Premier League, a vaga para a Conference vai para o 6º colocado da tabela.
Além disso, se o campeão da FA Cup também ficar entre os quatro primeiros da tabela da liga, mais uma vaga europeia se abre. Nesse caso, o 6º iria para a Europa League e o 7º se classificaria para a Conference.
Foi o que aconteceu na temporada 2022/23. O Manchester United, 3º colocado, venceu a Copa da Liga, enquanto o City, campeão da Premier League, ganhou também a FA Cup.
Assim, o 6º lugar, Brighton, foi para a Liga Europa. E o Aston Villa, 7º colocado, ganhou a vaga na Conference.
A temporada passada ainda contou com uma especificidade: o West Ham foi campeão da Conference e, por isso, garantiu vaga na Europa League. Foi a oitava vaga europeia para a Inglaterra, que não interferiu em nenhuma outra.