Inglaterra x Grécia: A invenção ‘maluca’ de técnico inglês que envolve Bellingham

5 minutos de leitura

A Inglaterra volta a campo para enfrentar a seleção da Grécia, nesta quinta-feira (10), às 15h45, em partida válida pela terceira rodada da fase de grupos da Nations League.

A partida, que tem um gosto especial para os ingleses, pode contar com uma mudança curiosa na tática dos Três Leões. Isso porque Lee Carsley testou Jude Bellingham como centroavante para a partida.

Bellingham virou centroavante na Inglaterra?

Segundo o jornal “Daily Mail”, o técnico interino dos ingleses, Lee Carsley, está testando novas formações para o confronto contra a Grécia. Uma das principais novidades é a utilização de Jude Bellingham como atacante.

Com a ausência de Harry Kane, o jovem jogador do Real Madrid pode ser a peça chave para a renovação do ataque inglês. Mesmo que o time ainda tenha Solanke e Watkins como “camisas 9” tradicionais.

Bellingham Inglaterra Eurocopa
Bellingham comemorando gol pela Inglaterra na Eurocopa 2024 (Foto: Icon Sport)

De acordo com o periódico, Carsley tem explorado diferentes combinações, incluindo um trio formado por Bellingham, Cole Palmer e Phil Foden. A ideia é aproveitar a criatividade e a habilidade técnica desses jogadores para criar oportunidades de gol.

A experiência com Bellingham como um “falso 9” sugere uma nova perspectiva para a seleção, explorando a sua visão de jogo e capacidade de distribuir passes precisos.

Ele também experimentou Palmer e Foden em papéis mais ofensivos. O meia do Manchester City já atuou dessa forma com Pep Guardiola, apesar de ser outro modelo de jogo.

As outras mudanças da Inglaterra

Phil Foden, que já atuou pelas laterais sob o comando de Gareth Southgate, tem sido utilizado de forma mais central por Carsley. O técnico acredita que o jogador do City é mais efetivo quando atua como meia-atacante, podendo assim influenciar mais o jogo.

— Phil é um jogador incrível. Temos muita sorte de ter alguém com seu talento e mentalidade, e precisamos garantir que o coloquemos em posições onde ele realmente possa afetar o adversário — disse o treinador.

Foden Inglaterra filho
Foden pela Inglaterra (Foto: Imago/Matthias Koch)

Anteriormente, ele confirmou que, enquanto for treinador da seleção inglesa, fará de Palmer uma peça ainda mais central no time. Essa nova abordagem tem gerado grande expectativa nos torcedores ingleses, que anseiam por um estilo de jogo mais ofensivo.

Para complementar o ataque, jogadores como Ollie Watkins e Dominic Solanke podem ser utilizados como opções para a posição de centroavante. Carsley afirma que a Inglaterra possui diversas alternativas para a posição, demonstrando a profundidade do elenco.

— Juntamente com alguns dos jogadores que podem jogar no número 9, temos muitas opções nessa posição. Harry tem sido o jogador excepcional para nós há muito tempo agora, mas sinto que definitivamente temos um Plano B — afirmou Carsley.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]