Por que Inglaterra x Grécia é tão especial para os ingleses?

7 minutos de leitura

A seleção da Inglaterra tem um duelo especial na próxima rodada do Grupo F da Liga B da Nations League. A equipe comandada por Lee Carsley vai encarar a Grécia no Estádio de Wembley às 15h45 (de Brasília) desta quinta-feira (10), apenas quatro dias depois do aniversário de 23 anos de uma partida que ficou marcada na memória dos ingleses.

Em 6 de outubro de 2001, David Beckham foi o responsável pelo golaço que classificou a Inglaterra à Copa do Mundo de 2002. O tento ocorreu exatamente diante da Grécia, em Old Trafford, estádio do Manchester United.

Inglaterra x Grécia: Duelo emblemático

O jogo era válido pelo Grupo 9 das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo, que viria a ser sediada na Coreia do Sul e no Japão. A seleção da casa, comandada à época por Sven-Göran Eriksson, entrou em campo com o prestígio de mais de 66 mil espectadores.

A Inglaterra tinha a Alemanha como principal adversária na vaga pela classificação direta ao Mundial. O empate entre alemães e finlandeses em 0 a 0 no outro embate da chave facilitou a vida da equipe inglesa, que, àquela altura, precisava apenas de uma igualdade no placar com os gregos para avançar sem precisar passar pela repescagem.

Jogo em casa, torcida favorável, nomes de grandes estrelas do futebol no plantel… Tudo indicava que seria fácil para a Inglaterra conquistar a vaga. No entanto, as coisas se complicaram para o lado britânico.

A Grécia intensificou a marcação e não deu muitos espaços para ingleses atacarem. Para completar, Angelos Charisteas estava no lugar certo e na hora certa para aproveitar rebote da defesa e abrir o placar para os visitantes aos 36 minutos.

No segundo tempo, a postura da Inglaterra mudou, e aos 23 minutos, Teddy Sheringham deixou tudo igual após cobrança de falta de Beckham. Contudo, a festa pelo empate durou pouco em Old Trafford.

Apenas um minuto depois, Demis Nikolaidis colocou os gregos na liderança do marcador novamente. O placar em 2 a 1 para a Grécia colocava a equipe inglesa na repescagem.

Momento épico e de redenção

O drama da Inglaterra continuou até o minuto 47 do segundo tempo, quando David Beckham, aos 26 anos, se encarregou de cobrar uma falta antes da meia-lua. A bola percorreu incríveis 27 metros até parar no fundo das redes da meta defendida pelo goleiro Nikopolidis.

O gol icônico selou o placar em 2 a 2 e, além de classificar o English Team à Copa de 2002, marcou a redenção do capitão Beckham. O meia foi expulso da Copa de 1998 na partida contra a Argentina nas oitavas de final e recebeu a culpa da eliminação da Inglaterra por parte da mídia inglesa.

Além disso, a campanha ruim da seleção inglesa na Eurocopa de 2000, quando não conseguiu passar da primeira fase, teve o astro como destaque negativo.

O local também não poderia ser mais emblemático para Beckham, revelado nas categorias de base do Manchester United. O meia até mencionou isso ao relembrar o gol histórico em 2021, no aniversário de 20 anos da partida.

— Hoje completa 20 anos, e é a primeira vez que ouço esse comentário. Representar meu país, ser capitão do meu país, marcar um gol para os torcedores, e tudo isso em Old Trafford… — escreveu Beckham nas redes sociais.

Para se ter uma ideia do quanto os ingleses apreciam o duelo, a atuação de Beckham neste jogo contra a Grécia foi classificada pelo “The Athletic” em 2020 como “a exibição individual mais icônica de um jogador de futebol com a camisa da Inglaterra“.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.