Substituto de Kane marca e Inglaterra vence amistoso com escalação mista antes de duelo com a Itália

6 minutos de leitura

A Inglaterra venceu a Austrália por 1 a 1 em amistoso durante a pausa para a Data Fifa, nesta sexta-feira (13), no Estádio de Wembley. O gol foi marcado por Ollie Watkins, do Aston Villa.

Por ser um amistoso em meio aos jogos de Eliminatórias da Eurocopa de 2024, Gareth Southgate colocou um time alternativo em campo, diferente dos últimos que ele vinha escalando. A Austrália, por sua vez, foi com a equipe titular — com exceção de alguns lesionados que não puderam ser convocados.

Primeiro tempo de superioridade australiana

Apesar de a Inglaterra ter tido mais posse de bola no primeiro tempo, foi a Austrália que criou as melhores oportunidades de abrir o placar, com sete finalizações contra três. A chance mais evidente dos australianos aconteceu no fim da primeira etapa, quando a equipe aproveitou a falha de Levi Colwill, do Chelsea. Ryan Strain recebeu a bola sozinho na área e mandou para o gol, mas Lewis Dunk, do Brighton, tirou a bola em cima da linha e evitou o gol australiano.

Do lado inglês, a equipe não soube aproveitar a posse. Eles até conseguiam se aproximar da área e criar chances, mas tiveram dificuldades de finalizar. A melhor oportunidade veio dos pés de Ollie Watkins, quando ele recebeu a bola de James Maddison e avançou, sozinho, em direção à área. Ele até conseguiu chutar cruzado por cima do goleiro, mas a bola resvalou na trave esquerda e a defesa conseguiu mandar a bola para longe.

Estrela do Aston Villa garante vitória inglesa

A Inglaterra voltou mais ligada para o segundo tempo, disposta a abrir o placar. Depois 12 minutos de pressão britânica, Trent Alexander-Arnold lançou a bola para Grealish, que chutou cruzado para o gol. Ollie Watkins desviou a bola para as redes marcou o gol em seu retorno à seleção após um ano sem ser convocado.

Depois do gol, o jogo ficou mais morno, e a Austrália não conseguiu manter o ritmo do primeiro tempo. Os ingleses também não incomodaram tanto a defesa australiana. A melhor chance dos visitantes veio aos 35 minutos, quando Connor Metcalfe cabeceou a bola na trave, após cobrança de escanteio.

Henderson sai de campo vaiado

Em sua primeira aparição pela Inglaterra após ser transferido para o Al Ettifaq, Jordan Henderson foi vaiado por parte da torcida em Wembley quando foi substituído, aos 17 minutos. De acordo com o jornal inglês “Daily Mail”, o protesto está relacionado às críticas que o capitão recebeu ao ser vendido para um time da Arábia Saudita.

Na época da transferência, Henderson foi bastante criticado por trocar o Liverpool por um time de um país reconhecido por violar direitos humanos. Isso porque o jogador defendeu de forma pública os direitos LGBTQIA+ durante seu período em Anfield. Em seu novo país, as leis proíbem a homossexualidade, sob pena de morte.

Os próximos jogos da Inglaterra e da Austrália

  • Inglaterra x Austrália – Terça-feira (17), às 15h45 (horário de Brasília) – 8ª rodada das Eliminatórias da Eurocopa
  • Austrália x Nova Zelândia – Terça-feira (17), às 15h45 (horário de Brasília) – Amistoso

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.