Inglaterra x Alemanha são, historicamente, tradicionais rivais. No futebol, as duas nações protagonizaram momentos marcantes, fazendo inclusive uma final de Copa do Mundo.
O retrospecto de confronto entre duas das maiores seleções do mundo é bastante equilibrado. Em 33 jogos, são 16 vitórias inglesas, 12 vitórias alemãs e seis empates.
E para demonstrar o quão grande e importante essa rivalidade é para o futebol, listamos para vocês os 10 jogos mais marcantes entre Inglaterra x Alemanha.
Inglaterra x Alemanha: 10 jogos históricos entre as seleções
Alemanha 3×6 Inglaterra (Berlim, 14 de maio de 1938)
Este jogo é considerado uma das maiores vergonhas da história da Inglaterra, mesmo tendo vencido o jogo. Diante de 110 mil pessoas no estádio Olímpico de Berlim, a Inglaterra goleou a Alemanha por 6 a 3, com gols de Jackie Robinson (dois), Cliff Bastin, Frank Broome, Stanley Matthews e Len Goulden.
Mas o que ficou marcado foi a saudação nazista feita pelos jogadores antes da partida começar. Naquela época, os dois países ainda mantinham relações, o que durou pouco. 16 meses depois se iniciou a Segunda Guerra Mundial.
Inglaterra 4×2 Alemanha Ocidental (Londres, 30 de julho de 1966)
A final da Copa do Mundo de 1966 talvez tenha sido o duelo mais importante entre as duas seleções. Após um jogo bastante equilibrado, parecia que o título ficaria com a Inglaterra ainda no tempo normal quando Wolfgang Weber empatou para a Alemanha no fim do jogo.
Na prorrogação, um dos lances mais polêmicos da história do futebol. Aos 11 minutos da primeira etapa, o atacante inglês Geoff Hurst chutou, a bola bateu no travessão e quicou em cima da linha.
O árbitro suíço Gottfried Dienst assinalou gol, causando muita reclamação dos jogadores germânicos. Hurst ainda faria mais um gol na partida, se tornando o primeiro jogador a anotar um hat-trick na final de uma Copa.
Alemanha Ocidental 3×2 Inglaterra (Leon, 14 de junho de 1970)
A vingança pela derrota na final veio quatro anos depois, na Copa do Mundo realizada no México. De início, parecia que o filme se repetiria para os alemães. Allan Mullery e Martin Peter colocaram a Inglaterra com a vantagem no placar.
No entanto, após falha do goleiro Peter Bonetti, a Alemanha se encorajou e conseguiu empatar a partida, com gols de Beckenbauer e Seeler. Sem Bobby Charlton na prorrogação, que havia sido substituído, a Inglaterra viu os rivais virarem no fim com o artilheiro Gerd Müller.
Alemanha Ocidental 1 (4)x(3) 1 Inglaterra (Turim, 4 de julho de 1990)
Após passar 24 anos sem chegar a uma semifinal de Copa do Mundo, a Inglaterra teve mais uma vez a Alemanha pela frente. Os germânicos eram francos favoritos, tendo mostrado o melhor futebol da competição até o momento.
Leia mais: Viaje neste mapa pelas cidades e estádios da Premier League!
Porém, dentro de campo, o que se viu foi um jogo equilibrado, com chances para os dois lados. A Alemanha abriu o placar em uma cobrança de falta de Andreas Brehme, a bola desviou em Paul Parker e encobriu o goleiro Peter Shilton.
A Inglaterra ainda teve forças para empatar com Gary Lineker. Nas penalidades, Stuart Pearce e Chris Waddle desperdiçaram as suas cobranças, fazendo com que a Inglaterra desse adeus ao sonho do bicampeonato.
Inglaterra 1×1 Alemanha (Londres, 26 de junho de 1996)
Após ficar fora da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, a Inglaterra apostava todas as suas forças na Eurocopa a ser realizada dois anos depois, em casa. Na semifinal, diante da Alemanha, a seleção inglesa começou com tudo e Alan Shearer abriu o placar no terceiro minuto de jogo.
Ainda no primeiro tempo, Stefan Kuntz empatou. Na segunda etapa e na prorrogação, os ingleses pressionaram muito e perderam chances inacreditáveis com Darren Anderton e Paul Gascoigne. Nas penalidades, Andreas Köpke defendeu a cobrança de Gareth Southgate e classificou os alemães.
Inglaterra 0 x 1 Alemanha (Londres, 7 de outubro de 2000)
As duas seleções também protagonizaram a última partida do antigo Wembley. O jogo era válido pela fase classificatória para a Copa do Mundo de 2002, e a forte chuva já previa que aquele não seria o dia de sorte dos ingleses.
Com um chute despretensioso de longe, Dietmar Hamann surpreendeu o arqueiro David Seaman e anotou o último gol do estádio antes da demolição e reforma. O jogo ainda marcou a demissão do técnico Kevin Keegan, que renunciou ao cargo após o apito final.
Alemanha 1×5 Inglaterra (Munique, 1 de setembro de 2001)
11 meses depois veio a vingança inglesa. Sob o comando do técnico Sven Goran Eriksson, a Inglaterra não tomou conhecimento no jogo de volta da fase de grupos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. A Alemanha saiu na frente, com o centroavante Carsten Jancker. Depois o que se viu foi um show de Michael Owen. O então prodígio de Liverpool fez um hat-trick, enquanto Steven Gerrard e Emile Heskey anotaram os outros dois gols do massacre inglês em Munique.
Inglaterra 1×2 Alemanha (Londres, 22 de agosto de 2007)
Quando o assunto é Wembley a Alemanha adora aprontar. Desde a reabertura, a Inglaterra estava invicta atuando no novo estádio. No reencontro entre as duas seleções no local, a Inglaterra até saiu na frente, com um gol de Frank Lampard, mas o alemães se recuperaram e, com uma ajuda do goleiro Paul Robinson, empataram o jogo com Kevin Kuranyi.
Depois, Christian Pander, que fazia a sua primeira partida com a camisa da seleção alemã, acertou um belo chute de fora da área e decretou o fim da invencibilidade inglesa na nova casa.
Alemanha 4 x 1 Inglaterra (Bloemfontein, 27 de junho de 2010)
Vitória bastante polêmica dos alemães na Copa do Mundo da África. Após um início arrasador, a Alemanha fez 2 a 0 com Miroslav Klose e Lukas Podolski. Aos poucos, a Inglaterra foi se recuperando do baque e chegou ao empate com Matthew Upson.
Ainda no primeiro tempo. Frank Lampard chutou forte de fora da área, a bola bateu no travessão, cruzou a linha do gol e saiu, mas o árbitro e os auxiliares não assinalaram gol. Na segunda etapa, a Alemanha encaixou contra-ataques fulminantes e matou o jogo com dois tentos de Thomas Müller.
Alemanha 2×3 Inglaterra (Berlim, 26 de março de 2016)
O encontro mais recente entre os dois possibilitou uma virada dramática para o time comandado até então por Roy Hogdson.
No estádio Olímpico de Berlim, Toni Kroos e Mario Gomez colocaram os dono da casa na frente do placar, mas Harry Kane e Jamie Vardy, com um belo gol de letra, empataram o marcador. No fim, Eric Dier subiu mais alto que a defesa adversária e deu a vitória para os ingleses.