No brilho de Bellingham e Kane, Inglaterra bate Itália em jogaço e garante vaga na Eurocopa

5 minutos de leitura

A Inglaterra venceu a Itália por 3 a 1, na tarde desta terça-feira (17), pela oitava rodada das Eliminatórias da Eurocopa 2024. Os gols foram marcados por Ginalucca Scamacca, para a Itália, e Harry Kane (2) e Marcus Rashford, para a Inglaterra, no Estádio de Wembley.

Equilíbrio no primeiro tempo

O primeiro tempo foi muito movimentado, com boas oportunidades aparecendo dos dois lados. Apesar de ambas as equipes terem feito marcação e pressão pesada uma contra a outra, os primeiros 45 minutos terminaram com quatro finalizações para a seleção da casa e sete pros visitantes.

A Itália abriu o placar aos 14 minutos, a partir de uma bela troca de passes que passou por vários setores do campo. Udogie partiu em velocidade do lado esquerdo e passou abola para El Shaarawy, que inverteu para Di Lorenzo. O lateral cruzou para Frattesi na área, mas o meia furou e Scamacca, sozinho, aproveitou a sobra, chutando forte na cara do gol.

O empate dos ingleses saiu aos 32 minutos. O árbitro marcou pênalti em cima de Bellingham, quando a joia do Real Madrid caiu na área após desarme de Di Lorenzo. Harry Kane foi para a cobrança e não desperdiçou.

Inglaterra supera Itália na segunda etapa

O jogo ficou mais truncado no início do segundo tempo, com as equipes tendo mais dificuldade de chegar nas áreas adversárias. O gol da virada inglesa nasceu em um contra-ataque, aos 12 minutos. Phil Foden roubou a bola e passou para Bellingham, que fez uma bela jogada avançando em direção ao gol. Ele passou a bola para Rashford, que enfrentou a marcação italiana na entrada da área e marcou um golaço.

Depois do gol inglês, a Itália, aos poucos, caiu de produção. E a situação dos italianos acabou se complicando mais aos 32 minutos, com mais um gol marcado por Harry Kane, que sacramentou a vitória e a classificação da Inglaterra.

Grupo C embolado

O resultado deu a classificação adiantada à Eurocopa de 2024 para a Inglaterra. E, ao que tudo indica, a última vaga direta originada no grupo C será definidas apenas na última rodada das Eliminatórias. Itália, com 10 pontos, ainda tem dois jogos pela frente, enquanto a Ucrânia, em segundo lugar com 13 pontos, terá um confronto direto com os italianos na rodada final.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.