Um jogador do Manchester United que sequer entrou em campo na atual temporada foi convocado para a Eurocopa pela Inglaterra. Trata-se do experiente goleiro Tom Heaton, que se juntou à delegação britânica para o torneio na Alemanha.
Aos 38 anos, o veterano estará no elenco do English Team para a competição continental, mas não jogará. Afinal, por que Tom Heaton foi convocado pela Inglaterra e qual sua função na Eurocopa?
Sem jogar no Manchester United, Tom Heaton estará com a Inglaterra na Eurocopa
A seleção inglesa anunciou Heaton como parte do plantel nessa segunda-feira (10). O goleiro participará dos treinamentos com Jordan Pickford, Dean Henderson e Aaron Ramsdale. Ele ficará a cargo de dar apoio e ajudar na preparação dos três arqueiros convocados pelo país.
Gareth Southgate exaltou a presença de Heaton na delegação. O treinador da Inglaterra acredita que o atleta do Manchester United contribuirá com sua experiência e melhorará o desempenho dos goleiros escolhidos.
— Estou muito satisfeito pelo Tom ter concordado em se juntar a nós na Alemanha. A experiência nos diz que um torneio pode exigir muito do nosso grupo de goleiros, liderado por Martyn Margetson. Tom desempenhará um papel inestimável no centro de treinamento, apoiando Jordan, Aaron e Dean. Fora de campo, como alguém que todos conhecemos bem, ele contribuirá para o ambiente positivo que sempre procuramos criar. Estamos gratos ao Manchester United pelo seu apoio para que isto acontecesse.
Heaton tem história na seleção inglesa. Ele participou de categorias de base do time nacional e foi convocado pela principal em outras momentos, inclusive para competições oficiais.
Heaton pela Inglaterra
- 3 jogos
- 4 gols sofridos
- Convocado para a Eurocopa 2016
Atualmente, o experiente jogador é o terceiro goleiro do Manchester United, atrás de Andre Onana e Altay Bayındır. Ele não entrou em campo em 2023/24 e não joga partidas oficiais desde fevereiro de 2023.
Nas redes sociais, Heaton comemorou a convocação e se mostrou animado com a oportunidade de ajudar a Inglaterra na Eurocopa mesmo sem jogar. Ele acredita que o time tem um grande elenco e que pode brilhar no torneio.
— Incrivelmente honrado por Gareth (Southgate) ter me convidado para me juntar ao time. Receber a chamada para ir a um grande torneio, ajudar no que puder e transmitir a minha experiência é um momento de orgulho. Temos um ótimo elenco, estou animado e mal posso esperar para entrar no grupo.
Incredibly honoured to be asked by Gareth to join the squad.
To get the call to go to a major tournament, to help in anyway I can and pass on my experience is a proud moment
We have a great squad, I’m excited and can’t wait to join the group. pic.twitter.com/BvJ5yIHqtD
— Tom Heaton (@TomHeatonGK) June 10, 2024
Futebol inglês valoriza goleiros veteranos
Na Inglaterra, é comum que os clubes tenham goleiros veteranos como suplentes em seus elencos. Essa prática tem crescido nos últimos anos, principalmente nos grandes times. Mesmo longe de suas melhores formas, esses atletas oferecem muita experiência ao elenco e também são reconhecidos pela simpatia junto aos outros jogadores.
Alguns dos maiores clubes da Inglaterra apostam na figura do terceiro goleiro veterano atualmente. Agora, a seleção nacional replicará essa fórmula.
- Tom Heaton (38 anos) – Manchester United
- Scott Carson (38 anos) – Manchester City
- Marcus Betinelli (32 anos) – Chelsea
- Adrián (37 anos) – Liverpool
- Fraser Forster (36 anos) – Tottenham
- Martin Dubravka (35 anos) – Newcastle