O técnico interino Lee Carsley promoveu muitas mudanças na convocação da seleção da Inglaterra para a última Data Fifa do ano de 2024, e algumas surpresas apareceram na lista.
Uma delas é o jovem zagueiro do Southampton Taylor Harwood-Bellis, de 22 anos, que integra o elenco principal da seleção inglesa pela primeira vez.
Harwood-Bellis é um velho conhecido de Lee Carsley. O atleta foi revelado no Manchester City e figurou nas divisões de base da Inglaterra entre 2017 e 2024.
Neste período, foi convocado para defender a equipe juniores, à época comandada pelo atual técnico interino da seleção inglesa. O zagueiro, por exemplo, assumiu a braçadeira de capitão do time na Eurocopa sub-21 de 2023 e levantou a taça do torneio após a vitória sobre a Espanha por 1 a 0 na decisão.
Idas e vindas até o Southampton
Apesar do prestígio na base do City, Taylor Harwood-Bellis não teve muitas chances na equipe principal, e em fevereiro de 2021 se transferiu para o Blackburn por empréstimo. Em seguida, viveu um breve período no belga Anderlecht, e retornou ao futebol britânico para defender o Stoke City em janeiro de 2022.
Os empréstimos continuaram, e o zagueiro ainda passou pelo Burnley antes de acertar com o Southampton. A chegada aos Saints ocorreu em setembro de 2023 — ainda em caráter temporário — e, em julho deste ano, a equipe comandada por Russell Martin contratou o atleta em definitivo junto aos Citizens pelos próximos quatro anos.
O inglês foi considerado uma das peças fundamentais da equipe para o acesso à Premier League nesta temporada. Ao todo, participou de 46 jogos no primeiro ano com a camisa do Southampton, com dois gols marcados e quatro assistências contabilizadas.
Na Championship, o número de partidas foi 40 — todas como titular. Além disso, o defensor conseguiu contribuir para que a equipe não fosse vazada em 11 destes embates.
Na Premier League 2024/25, o camisa 6 esteve na escalação inicial em 10 dos 11 jogos dos Saints e fez um gol, além de conseguir 36 recuperações, oito interceptações e vencer 24 duelos.
— A animação dele é contagiante, e você pode ver o quanto ele está feliz aqui. Temos sorte de ter um jovem zagueiro como ele no nosso clube —, disse Russell Martin em comunicado do time.
O jogador destacou como os ensinamentos conquistados ao longo dos anos foi importante para se estabelecer no Southampton.
— Não é segredo o quanto eu gostei de estar aqui na temporada passada, então estou feliz de me tornar oficialmente um jogador do Southampton. Aprendi muito nos últimos dois anos e me desenvolvi como jogador e como pessoa. Ter a oportunidade de representar esse clube na Premier League é realmente especial —, afirmou Harwood-Bellis ao assinar em definitivo.
Esporte é coisa de família
O defensor também enfatizou o papel importante que o ex-jogador Roy Keane tem em seu desenvolvimento no futebol. O zagueiro é noivo de Leah, filha do antigo meia do Manchester United.
— É algo bom, e eu recebo muitos conselhos —, disse ele em entrevista coletiva na terça-feira (12).
Além disso, a irmã de Harwood-Bellis, Becky, jogou basquete pela Grã-Bretanha nas categorias de base, e o tio, Steve Bellis, é presidente do Stockport County, time da League One (terceira divisão inglesa). O pai dele, Martin, costumava ser o “Vernon Bear“, mascote do clube.
Expectativas na Inglaterra
Com tanta história no esporte, é óbvio que a família ficou muito orgulhosa ao saber da convocação do zagueiro para a seleção principal da Inglaterra.
O jogador relembrou que Carsley o contatou antes para revelar que ele estaria na lista. A reação inicial foi de incredulidade, conforme o jovem detalhou. Em seguida, foi o momento de dar a boa notícia à família.
— Minha noiva estava junto comigo, então ela sabia. Eu liguei para o meu pai, e ele ficou muito orgulhoso. Ele ama a Inglaterra e ama o fato de eu ter jogado por todas as categorias desde a base. Minha família ficou em êxtase —, destacou.
Taylor Harwood-Bellis está no elenco que enfrenta a Grécia e a Irlanda na Liga B da Nations League. O confronto contra os gregos será na quinta-feira (14), às 16h45 (de Brasília), no Estádio Olímpico de Atenas.
O duelo contra a Irlanda está marcado para domingo (17), às 14h (de Brasília), no Estádio de Wembley, e vai definir o futuro da seleção inglesa na competição para a próxima temporada.
A Inglaterra ocupa a segunda posição do Grupo 2 da Liga B com nove pontos. A líder Grécia tem 12, enquanto a Irlanda soma 3 e a Finlândia, que completa a chave, ainda não pontuou. Para voltar de forma direta à elite da competição, os ingleses precisam terminar esta edição como líderes do grupo. Caso fiquem no segundo ou terceiro lugar, devem disputar um play-off.