O técnico Gareth Southgate acompanha de perto o desempenho de três meio-campistas que podem estrear na seleção da Inglaterra nos amistosos contra Brasil e Bélgica que estão marcados para março.
De acordo com o jornal britânico “Daily Mail”, Kobbie Mainoo, do Manchester United, James Garner, do Everton, e Harrison Reed, do Fulham, estão sendo monitorados por Southgate. Já James Ward-Prowse, do West Ham, segue no radar do treinador quase dois anos depois de sua última convocação.
Meio-campo da Inglaterra indefinido
Southgate manteve Kalvin Phillips na seleção inglesa durante toda a temporada, mas a falta de tempo em campo no Manchester City atrapalhou o volante de 28 anos que foi emprestado ao West Ham no mês passado e que entregou um gol logo com três minutos em sua estreia contra o Bournemouth.
Kalvin Phillips também recebeu um cartão amarelo após entrar no intervalo da goleada de 6 a 0 para o Arsenal na semana passada e foi expulso na derrota para o Nottingham Forest no último sábado (17).
Southgate convocou Kalvin Phillips junto de Declan Rice, Trent Alexander-Arnold e Jordan Henderson para as opções no meio de campo em novembro do ano passado. Agora, o treinador procura outras opções em uma área que a Inglaterra ainda não definiu seus titulares.
Além da queda de forma de Kalvin Phillips, a disponibilidade de Alexander-Arnold para os jogos do próximo mês não está garantida devido a uma lesão no joelho.
A limitação nas opções para Southgate pode ser uma boa notícia para Henderson, que deve ser chamado novamente, apesar de ter sido vaiado por torcedores ingleses em suas últimas duas partidas em Wembley, contra Austrália e Malta.
O jogador de 33 anos foi criticado por um grupo de torcedores por ter ido para a Arábia Saudita, mesmo tendo feito campanha pelos direitos LBGTQIAPN+. O meia, porém, voltou à Europa no último mês e foi titular em quatro partidas consecutivas pelo Ajax.
Mais novidades na seleção da Inglaterra
Com pouco tempo para experimentações, Southgate tem apenas os jogos contra Brasil e Bélgica para experimentar antes de anunciar a convocação para a Eurocopa.
Caso não seja chamado por Southgate, Mainoo deve ser convocado pelo técnico sub-21 da Inglaterra, Lee Carsley, para as eliminatórias da Eurocopa, contra Azerbaijão e Luxemburgo, enquanto Garner e Reed são considerados opções reserva nesta fase.
Southgate também está preocupado com suas opções de goleiro reserva, já que Aaron Ramsdale e Sam Johnstone não jogam regularmente por Arsenal e Crystal Palace, respectivamente. Já Nick Pope estará ausente, no mínimo, até o final do próximo mês, se recuperando de uma lesão no ombro.
Dean Henderson e James Trafford vivem momentos difíceis no Crystal Palace e Burnley, respectivamente, o que abre margem para Southgate considerar a convocação de Jack Butland, do Rangers, que defendeu a Inglaterra pela última vez há cinco anos.
Amistosos da seleção da Inglaterra
- 23/03 Inglaterra x Brasil – 16h (horário de Brasília), em Wembley
- 26/03: Inglaterra x Bélgica – 16h45 (horário de Brasília), em Wembley