A Uefa oficializou nesta sexta-feira (3) uma mudança importante para a Eurocopa 2024. A notícia é fundamental para os treinadores, que questionaram algumas medidas anteriores da entidade. Com o novo regulamento, a competição continental promete ampliar a competitividade.
Uefa amplia número de convocados para a Eurocopa
Os treinadores poderão contar com mais opções do elenco para a Eurocopa 2024. A Uefa oficializou a mudança, passando dos habituais 23 para 26 convocados para o torneio continental entre as seleções europeias.
Segundo o regulamento da Uefa, os treinadores não necessariamente precisam utilizar todas as 26 vagas para a competição. No entanto, precisam convocar no mínimo 23 nomes.
Essa não é uma medida nova para a competição. Na última edição da Euro 2020 — realizada em 2021 por causa da pandemia da Covid-19 — a Uefa já havia adotado a medida, permitindo 26 jogadores convocados por questões sanitárias.
A Fifa também utilizou a mudança na última edição da Copa do Mundo, realizada em 2022, no Catar. O número de convocados também passou dos 23 habituais para 26.
Inglaterra ganha opções
A notícia é boa para o técnico Gareth Southgate. Vários jogadores, especialmente, do setor ofensivo passam a sonhar ainda mais em carimbar vaga na Eurocopa. O ataque conta com ótimas opções e vai ficar ainda mais encorpado com o aumento da lista de convocados.
Os ingleses buscam o inédito título europeu após baterem na trave em 2020, quando perderam para a Itália na grande final. A Inglaterra está no grupo C, com Dinamarca, Eslovênia e Sérvia.
A Eurocopa 2024 está marcada para começar no dia 14 de junho, com o jogo de abertura sendo realizado pela anfitriã Alemanha contra a Escócia. A grande final será um mês depois, no dia 14 de julho. A lista final de convocados deve ser enviada a Uefa até 7 de junho.