Após jogo dramático, a Inglaterra segue viva na Eurocopa 2024. Neste sábado (6), os ingleses empataram com a Suíça em 1 a 1, mas conseguiram a vitória nos pênaltis por 4 a 2. Os gols do tempo regulamentar foram marcados por Embolo e Saka. Pickford brilhou nas penalidades.
O resultado garante a seleção inglesa na semifinal da Euro e como uma das favoritas no chaveamento. Agora, aguarda o vencedor de Holanda e Turquia para conhecer o adversário. Já os suíços se despedem do torneio.
Southgate atinge marca histórica
Além de ser um duelo decisivo pela Eurocopa 2024, a partida foi importante para Southgate atingir uma marca individual. O treinador chegou ao centésimo jogo no comando da seleção inglesa.
Esse é o segundo trabalho mais longevo da Euro. O primeiro é Didier Deschamps, que está na França desde 2012. Já Southgate foi nomeado treinador da seleção inglesa em 2016.
💯 games managing the #ThreeLions!
Tonight's quarter-final is a landmark fixture for Gareth Southgate and assistant manager Steve Holland 👏 pic.twitter.com/SPiwOEkcWH
— England (@England) July 6, 2024
Inglaterra não transforma controle do jogo em gols
A Inglaterra, que não vinha agradando na competição, controlou boa parte do jogo no primeiro tempo, mas não conseguiu transformar o domínio em gols. Já a Suíça fez um bom trabalho defensivo e arriscou algumas jogadas no ataque, porém não finalizou no gol de Pickford.
As melhores oportunidades da seleção inglesa vieram em jogadas individuais, principalmente pelo lado direito com Saka. O lance em destaque veio aos 44 minutos, com o atacante do Arsenal driblando o marcador e conseguindo o cruzamento para Mainoo. Mas Xhaka travou o chute da joia do Manchester United.
Somando os números das duas seleções foram sete finalizações e nenhuma em direção ao gol.
All square at the break.
A big second half to come 👊 pic.twitter.com/hSO5NRtC2v
— England (@England) July 6, 2024
Saka salva a Inglaterra
Se o desempenho dos ingleses no primeiro tempo foi melhor, o mesmo não pode ser dito na volta do intervalo. A Suíça aumentou o ritmo ofensivo e arriscou mais jogadas nas primeira metade, principalmente com Xhaka encontrando liberdade para criar as jogadas.
A seleção suíça aproveitou o bom momento em campo e abriu o placar. Pela direita, Ndoye chutou cruzado, Stones desviou e Embolo completou para o fundo do gol.
O resultado estava eliminando a Inglaterra, mas Saka, que vinha sendo um dos melhores da seleção, foi recompensado. Os ingleses encontraram dificuldades para entrar na área, então o atacante do Arsenal arriscou o chute de longa distância e deixou tudo igual.
Love that, @BukayoSaka87! 🌶️
KEEP PUSHING, LADS 💪 pic.twitter.com/SgyMXgWlzV
— England (@England) July 6, 2024
Pickford classifica a Inglaterra
As duas seleções demonstraram desgaste físico na prorrogação, mas quase balançaram as redes. Primeiro a Inglaterra com a finalização de fora da área com Rice, parando na defesa de Sommer. Já a Suíça cresceu nos últimos minutos e Shaqiri chegou a acertar o travessão em cobrança de escanteio.
Nos pênaltis, todos os jogadores converteram as cobranças, exceto Akanji, que parou na defesa de Pickford. Toney, Palmer, Saka, Bellignahm e Alexander-Arnold — que foi o último batedor — marcaram para a Inglaterra, levando a seleção para a semifinal.
