Saka e Pickford brilham e Inglaterra vence a Suíça em jogo dramático da Eurocopa

5 minutos de leitura

Após jogo dramático, a Inglaterra segue viva na Eurocopa 2024. Neste sábado (6), os ingleses empataram com a Suíça em 1 a 1, mas conseguiram a vitória nos pênaltis por 4 a 2. Os gols do tempo regulamentar foram marcados por Embolo e Saka. Pickford brilhou nas penalidades.

O resultado garante a seleção inglesa na semifinal da Euro e como uma das favoritas no chaveamento. Agora, aguarda o vencedor de Holanda e Turquia para conhecer o adversário. Já os suíços se despedem do torneio.

Southgate atinge marca histórica

Além de ser um duelo decisivo pela Eurocopa 2024, a partida foi importante para Southgate atingir uma marca individual. O treinador chegou ao centésimo jogo no comando da seleção inglesa.

Esse é o segundo trabalho mais longevo da Euro. O primeiro é Didier Deschamps, que está na França desde 2012. Já Southgate foi nomeado treinador da seleção inglesa em 2016.

Inglaterra não transforma controle do jogo em gols

A Inglaterra, que não vinha agradando na competição, controlou boa parte do jogo no primeiro tempo, mas não conseguiu transformar o domínio em gols. Já a Suíça fez um bom trabalho defensivo e arriscou algumas jogadas no ataque, porém não finalizou no gol de Pickford.

As melhores oportunidades da seleção inglesa vieram em jogadas individuais, principalmente pelo lado direito com Saka. O lance em destaque veio aos 44 minutos, com o atacante do Arsenal driblando o marcador e conseguindo o cruzamento para Mainoo. Mas Xhaka travou o chute da joia do Manchester United.

Somando os números das duas seleções foram sete finalizações e nenhuma em direção ao gol.

Saka salva a Inglaterra

Se o desempenho dos ingleses no primeiro tempo foi melhor, o mesmo não pode ser dito na volta do intervalo. A Suíça aumentou o ritmo ofensivo e arriscou mais jogadas nas primeira metade, principalmente com Xhaka encontrando liberdade para criar as jogadas.

A seleção suíça aproveitou o bom momento em campo e abriu o placar. Pela direita, Ndoye chutou cruzado, Stones desviou e Embolo completou para o fundo do gol.

O resultado estava eliminando a Inglaterra, mas Saka, que vinha sendo um dos melhores da seleção, foi recompensado. Os ingleses encontraram dificuldades para entrar na área, então o atacante do Arsenal arriscou o chute de longa distância e deixou tudo igual.

Pickford classifica a Inglaterra

As duas seleções demonstraram desgaste físico na prorrogação, mas quase balançaram as redes. Primeiro a Inglaterra com a finalização de fora da área com Rice, parando na defesa de Sommer. Já a Suíça cresceu nos últimos minutos e Shaqiri chegou a acertar o travessão em cobrança de escanteio.

Nos pênaltis, todos os jogadores converteram as cobranças, exceto Akanji, que parou na defesa de Pickford. Toney, Palmer, Saka, Bellignahm e Alexander-Arnold — que foi o último batedor — marcaram para a Inglaterra, levando a seleção para a semifinal.

Pickford em campo pela Inglaterra
Jordan Pickford defende pênalti na Eurocopa 2024. Foto: Icon Sport
Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.