Inglaterra pode perder astro do Arsenal para outro país por motivo curioso

5 minutos de leitura

A seleção da Inglaterra venceu seus dois primeiros jogos sob o comando de Thomas Tuchel e já vislumbra o futuro com estreantes na convocação — incluindo Myles Lewis-Skelly, do Arsenal, por exemplo.

No entanto, caso não haja o planejamento certo, os Três Leões pode perder outra joia dos Gunners no cenário internacional: Ethan Nwaneri.

Joia do Arsenal pode ‘trocar' a Inglaterra

Jogadores que têm três ou menos partidas oficiais pela seleção principal podem mudar de nacionalidade e atuar por outro país, de acordo com as novas regras da Fifa instauradas em 2020.

A entidade também afirma que esses jogos não podem ter sido jogados em um torneio importante, como Eurocopa e Copa do Mundo, e o jogador deve ter menos de 21 anos.

Ethan Nwaneri, do Arsenal. Atleta é um dos jovens promissores da Premier League
Ethan Nwaneri, do Arsenal. Atleta é um dos jovens promissores da Premier League (Foto: Sportimage/Imago)

Alguns astros do Arsenal já tiveram a oportunidade de trocar de nacionalidade, incluindo Bukayo Saka, que pode atuar pela Nigéria — assim como Nwaneri.

De acordo com o site “SportsBoom”, a Federação Nigeriana de Futebol (NFF) está tentando persuadir o jovem prodígio dos Gunners a representar o país africano em vez da Inglaterra.

Nwaneri tem se destacado desde sua estreia pelo Arsenal contra o Brentford em setembro de 2022, tornando-se o jogador mais jovem a jogar na Premier League, com apenas 15 anos e 181 dias.

O jovem meia jogou mais de 30 vezes pela Inglaterra em várias categorias de base, marcando 15 gols pela seleção sub-17. Ele também fez sua estreia completa pela seleção sub-21 nesta temporada.

No entanto, a mudança de nacionalidade pela Fifa ainda pode ocorrer nesse caso, uma vez que ele ainda não teve jogos pelo time principal da seleção inglesa.

Saka, do Arsenal, celebra gol diante do PSG no Emirates Stadium pela Champions League
Saka, também tem cidadania nigeriana. (Foto: PA Images/Imago)

Nigéria e Inglaterra têm histórico quando se trata de troca de nacionalidade de jogadores ingleses para defender o país africano. Alex Iwobi, do Fulham, Ademola Lookman, da Atalanta, e Ola Aina, do Nottingham Forest, representaram a Inglaterra nas categorias de base, mas optaram por jogar pela seleção principal da Nigéria.

Um membro do conselho da NFF já revelou seu plano de garantir o compromisso de longo prazo de Nwaneri, de acordo com o SportsBoom:

— Ele é um jogador fantástico, e nós realmente o queremos. Na verdade, foi o técnico Eric Chelle quem sugeriu pela primeira vez que fizéssemos uma investida por ele.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]