A Inglaterra segue sem um treinador desde que Gareth Southgate pediu demissão do cargo. Após oito anos à frente da seleção, o ex-jogador deixou a equipe após a derrota na final da Eurocopa para a Espanha.
Segundo o jornal inglês “Daily Mail”, a Federação Inglesa de Futebol (FA) cogita o técnico do Ipswich Town, Kieran McKenna, destaque da última edição da Championship, para ser o substituto.
O novo treinador da Inglaterra
O técnico do Ipswich Town, que conquistou duas promoções consecutivas com o clube, tem impressionado os dirigentes da FA com seu trabalho, de acordo com o periódico.
O diretor técnico da FA, John McDermott, é um grande admirador de McKenna e vê no jovem treinador um potencial enorme para assumir uma seleção nacional.
A experiência do técnico em desenvolver jovens talentos, adquirida durante sua passagem pelo Tottenham, é um dos fatores que pesam a seu favor.
A FA estaria considerando a possibilidade de contratar um técnico estrangeiro para a seleção inglesa, mas, no que diz respeito a McKenna, a ideia não passa por ir muito longe da própria Inglaterra — o treinador do Ipswich é norte-irlandês.
A federação busca um profissional que tenha um estilo de jogo moderno e que seja capaz de desenvolver uma nova geração de jogadores — principalmente para dar continuidade à jovem geração de talentos do país.
A nomeação de McKenna como técnico da Inglaterra seria uma surpresa para muitos, mas seria uma aposta ousada da FA. A federação vinha cogitando nomes mais consolidados no alto nível, como Thomas Tuchel, Mauricio Pochettino e Graham Potter.
Quem é Kieran McKenna
McKenna tem demonstrado grande ambição e já recebeu sondagens de diversos clubes da Premier League, como Manchester United, Chelsea e Brighton. No entanto, o técnico renovou recentemente seu contrato com o Ipswich Town, demonstrando seu compromisso com o clube.
O treinador trabalhou por cinco anos nas categorias de base do Manchester United, sob o comando de José Mourinho e Ole Gunnar Solskjaer, antes de assumir o Ipswich Town em 2021.
Antes disso, havia feito parte das categorias de base do Tottenham, em 2015, como analista. Durou um ano na função até ser contratado pelos Red Devils.
No Ipswich, levou o time da terceira divisão à Premier League com dois acessos seguidos. Em 131 jogos com a equipe, tem 67% de aproveitamento.