Southgate segue no comando da Inglaterra, independentemente do resultado da final da Eurocopa

5 minutos de leitura

Mesmo em meio a tantas críticas, Gareth Southgate levou a Inglaterra para a segunda final consecutiva da Eurocopa. Antes do torneio, o futuro estava indefinido, mas a Federação Inglesa quer a permanência do treinador, independente se a seleção perder na decisão.

A seleção inglesa quer quebrar o longo jejum sem títulos e ser campeã pela primeira vez da Euro. A Inglaterra enfrenta a Espanha no domingo (14), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico, em Berlim.

FA toma decisão sobre permanência de Southgate na Inglaterra

A situação de Southgate, que não estava agradando os torcedores no decorrer de toda Eurocopa 2024, parece ter tomado outros rumos. O desempenho da seleção melhorou, chegando até a grande final.

O contrato do treinador encerra no final do ano, mas havia a possibilidade de deixar o cargo assim que encerrasse a participação no torneio continental. Porém, segundo o “Daily Mail”, os chefes da Federação Inglesa (FA) querem estender o vínculo.

A ideia da entidade máxima do futebol inglês é assinar o novo contrato com Southgate por mais dois anos, mesmo se a seleção for campeã ou saia de campo derrotada para os espanhóis. O novo acordo é seria válido até a final da Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.

Southgate celebra vitória da Inglaterra
Southgate celebra vitória da Inglaterra. Foto: Icon Sport

De acordo com o jornal, internamente há uma apreensão com relação ao futuro de Southgate. Ele estaria descontente com a relação com a torcida, que chegou a atirar copos plásticos de cerveja no gramado em direção ao treinador durante a fase de grupos.

A Inglaterra enfrentou muitas críticas na competição. Mesmo com uma geração com muitos talentos, a seleção comandada por Southgate não apresentou um bom rendimento em campo. Mas nos jogos decisivos, o rendimento melhorou e os ingleses chegaram até a final.

Internamente, a FA acredita que não há um nome apontado como favorito para substituir o treinador, que chegou a ser cogitado para comandar o Manchester United, antes da permanência de Ten Hag.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.