Gareth Southgate confirma retorno de peça importante na Inglaterra para Eurocopa

4 minutos de leitura

Com uma campanha abaixo do esperado, a Inglaterra contará com um reforço importante para as quartas de final. Gareth Southgate confirmou o retorno mais esperado no elenco para a partida das quartas de final, que será disputada contra a Suíça, neste sábado (6).

Em entrevista coletiva concedida nessa sexta-feira (5), o treinador da seleção inglesa confirmou que Luke Shaw estará disponível para entrar em campo.

O lateral-esquerdo do Manchester United não joga desde fevereiro devido a uma grave lesão, mas, mesmo assim, foi o único jogador em sua posição convocado para a Eurocopa.

— Luke está disponível, ele está disponível para começar, mas Kieran (Trippier) também fez um trabalho brilhante para a equipe — relatou Southgate.

Luke Shaw na Eurocopa
Luke Shaw ainda não entrou em campo na Eurocopa (Foto: Imago/Pro Sports Images)

O treinador aproveitou a ocasião para elogiar o jogador do Newscastle por ter substituído Shaw de forma adaptada. Como levou apenas o jogador dos Red Devils para a posição, foi necessário improvisar enquanto Shaw seguia “de molho”.

— Ele obviamente não nos dá aquele equilíbrio que um canhoto natural pode dar, mas sua liderança, sua comunicação em campo… se você perguntar a qualquer um dos pontas que jogam com ele ou aos jogadores que jogam ao lado dele, sua comunicação é fenomenal.

O plano de Southgate antes da Eurocopa era deixar Shaw no banco de reservas para que ele voltasse aos gramados aos poucos, sem correr o risco de perdê-lo já no começo do campeonato. Porém, a situação física do atleta do United não permitiu.

Agora, o técnico enfrenta o dilema de saber se segue com o plano inicial ou se já escala Shaw como titular, visto que os ingleses se encontram na fase de mata-mata.

Mudanças à vista na Inglaterra

Conforme adiantado na quinta (4) pelo jornal inglês “Telegraph”, Southgate está considerando mudar para um esquema de três defensores. Isso pode se dar por causa do retorno de Shaw, que inclusive treinou com o grupo esta semana.

Caso Shaw seja escalado nesse sistema, ele formará o trio de zaga com Ezri Konsa, que entrará no lugar de Marc Guehi (suspenso), e John Stones.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.