Inglaterra pode decretar feriado nacional caso vença a Eurocopa

4 minutos de leitura

A Inglaterra avançou para a grande final da Eurocopa depois de vencer a Holanda na última quarta-feira (11). A decisão será no domingo (14), contra a Espanha, e pode acabar em feriado nacional para os ingleses.

Isso porque o novo primeiro ministro do país, Sir Keir Starmer, afirmou que uma ocasião especial certamente será marcada em caso de título — por mais que não queira “dar azar” ao time de Gareth Southgate confirmando um feriado.

Feriado na Inglaterra?

Os Liberal Democratas pediram um feriado para caso a Inglaterra vença o campeonato europeu, após a vitória por 2 a 1 contra a Holanda. Esse seria o primeiro título continental do país.

Bukayo Saka celebra gol pela Inglaterra
Bukayo Saka celebra gol pela Inglaterra. (Foto: Icon Sport)

Presente na cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em Washington, o primeiro-ministro confirmou que experienciou a expectativa da final de 2021 e, caso o título realmente seja inglês, deverá haver celebrações.

— Certamente deveríamos marcar a ocasião. Fui à última final da Euro. Não quero passar por isso de novo, então não quero dar azar. Devemos marcar de alguma forma, mas o mais importante é conseguir a vitória no domingo.

Antes disso, ele apoiou pedidos por um feriado se a Inglaterra ganhasse a Euro Feminina em 2022, o que aconteceu. Por outro lado, governo conservador descartou a possibilidade, alegando custo alto para levar a ideia adiante.

De acordo com a Biblioteca da Câmara dos Comuns de 2010, o governo inglês estimou o custo de um feriado adicional em 2,9 bilhões de libras (R$ 20,3 bilhões). Sir Keir também apoiou pedidos por um feriado se a Inglaterra ganhasse a final da Copa do Mundo Feminina, o que não aconteceu.

Primeiro-ministro ‘boleiro’

Torcedor do Arsenal e praticante de futebol regularmente mesmo aos 61 anos, o primeiro-ministro conseguiu tirar alguns minutos da reunião da Otan para assistir parte do jogo de quarta-feira com seu colega holandês.

euro feminina sir keir starmer
Sir Keir Starmer (centro), em jogo da Euro Feminina de 2022 (Foto: Icon Sport)

— Foi fantástico. Consegui sair de uma das minhas sessões por apenas cinco minutos, quando vi Harry Kane marcar o primeiro gol. Perdi o segundo gol, mas é brilhante, vamos em frente agora, grande mudança, sempre disse que essa equipe iria até o fim, então estou muito, muito feliz. E boa sorte para domingo.

Sir Keir confirmou que comparecerá à final, em Berlim. A família real, no entanto, não mostrou grande envolvimento com a Eurocopa até o momento. Os ingleses enfrentarão a seleção espanhol às 16h no horário de Brasília, no Estádio Olímpico de Berlim.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]