Desempenho da Inglaterra na Eurocopa é culpa de Guardiola, diz Rooney

4 minutos de leitura

A campanha morna da Inglaterra na Eurocopa 2024, com apenas uma vitória em três jogos, gerou diversas críticas ao técnico Gareth Southgate. Entre os comentários, destaca-se a opinião de Wayne Rooney, que culpou Guardiola dessa situação.

O ex-astro da seleção inglesa e do Manchester United diz que há influência de Pep Guardiola no desempenho da equipe. Isso porque todos tentam copiar o estilo do treinador e se limitam a “buscar o gol perfeito”.

Rooney não gosta da Inglaterra guardiolista

Segundo o ex-atacante, o estilo de jogo perfeccionista implementado pelo catalão no Manchester City contaminou o futebol de outras seleções europeias, incluindo a Inglaterra.

Além dos Três Leões, o antigo artilheiro da equipe nacional cita Bélgica e Holanda como exemplos de times “contaminados”, em participação como comentarista na emissora inglesa “BBC”.

Guardiola comemora mais um título do Manchester City
Guardiola comemora mais um título do Manchester City (Foto: Icon Sport)

— Todo mundo quer combinar, mesmo com jogadores rápidos como Doku. Os cruzamentos não vão mais para a área. É um jogo muito mais posicional, onde todos buscam o gol perfeito. E eu acho que a culpa é do Pep.

Apesar de ter liderado o Grupo C, a seleção inglesa não conseguiu marcar mais de dois gols na fase de grupos, com Jude Bellingham e Harry Kane marcando um cada.

E o ex-camisa 10 dos ingleses acredita que isso acontece porque os treinadores das seleções mundo afora estão tentando replicar o estilo dominante baseado na posse de bola do catalão.

Em seus oito anos no City, o comandante catalão conquistou seis títulos da Premier League, uma Champions League, duas Copas da Inglaterra e quatro Copas da Liga. Seu sucesso na Inglaterra segue uma sequência igualmente impressionante na Espanha e na Alemanha com Barcelona e Bayern de Munique.

Críticas contra a seleção inglesa

O ex-jogador, que aos 38 anos comanda o Plymouth Argyle na segunda divisão inglesa, atua como comentarista da BBC durante a Euro. Suas críticas se juntam às de outros ex-jogadores ingleses que questionam o trabalho de Southgate.

Rooney Inglaterra Eurocopa
Rooney, técnico e ex-jogador da Inglaterra (Foto: Imago/PA)

Alan Shearer, maior artilheiro da história da Premier League, classificou o desempenho da equipe como “terrível”. Enquanto isso, o antigo atacante da seleção Gary Lineker foi mais contundente: “uma m***”.

Southgate no comando da Inglaterra:

  • 98 jogos
  • 61 vitórias
  • 20 empates
  • 17 derrotas
  • 219 gols marcados
  • 78 gols sofridos
  • 69% de aproveitamento
  • Vice-campeão da Eurocopa de 2020
Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]