A campanha morna da Inglaterra na Eurocopa 2024, com apenas uma vitória em três jogos, gerou diversas críticas ao técnico Gareth Southgate. Entre os comentários, destaca-se a opinião de Wayne Rooney, que culpou Guardiola dessa situação.
O ex-astro da seleção inglesa e do Manchester United diz que há influência de Pep Guardiola no desempenho da equipe. Isso porque todos tentam copiar o estilo do treinador e se limitam a “buscar o gol perfeito”.
Rooney não gosta da Inglaterra guardiolista
Segundo o ex-atacante, o estilo de jogo perfeccionista implementado pelo catalão no Manchester City contaminou o futebol de outras seleções europeias, incluindo a Inglaterra.
Além dos Três Leões, o antigo artilheiro da equipe nacional cita Bélgica e Holanda como exemplos de times “contaminados”, em participação como comentarista na emissora inglesa “BBC”.
— Todo mundo quer combinar, mesmo com jogadores rápidos como Doku. Os cruzamentos não vão mais para a área. É um jogo muito mais posicional, onde todos buscam o gol perfeito. E eu acho que a culpa é do Pep.
Apesar de ter liderado o Grupo C, a seleção inglesa não conseguiu marcar mais de dois gols na fase de grupos, com Jude Bellingham e Harry Kane marcando um cada.
E o ex-camisa 10 dos ingleses acredita que isso acontece porque os treinadores das seleções mundo afora estão tentando replicar o estilo dominante baseado na posse de bola do catalão.
Em seus oito anos no City, o comandante catalão conquistou seis títulos da Premier League, uma Champions League, duas Copas da Inglaterra e quatro Copas da Liga. Seu sucesso na Inglaterra segue uma sequência igualmente impressionante na Espanha e na Alemanha com Barcelona e Bayern de Munique.
Críticas contra a seleção inglesa
O ex-jogador, que aos 38 anos comanda o Plymouth Argyle na segunda divisão inglesa, atua como comentarista da BBC durante a Euro. Suas críticas se juntam às de outros ex-jogadores ingleses que questionam o trabalho de Southgate.
Alan Shearer, maior artilheiro da história da Premier League, classificou o desempenho da equipe como “terrível”. Enquanto isso, o antigo atacante da seleção Gary Lineker foi mais contundente: “uma m***”.
Southgate no comando da Inglaterra:
- 98 jogos
- 61 vitórias
- 20 empates
- 17 derrotas
- 219 gols marcados
- 78 gols sofridos
- 69% de aproveitamento
- Vice-campeão da Eurocopa de 2020