Imagina ter a chance de marcar o gol da vitória num confronto entre Inglaterra e Brasil para mais de 53 mil torcedores no Estádio Wembley, com a presença da Rainha Elizabeth II, cara a cara com o goleiro, e chutar para fora…
Esse é o caso de Charles Guerreiro, ex-jogadordo Flamengo na década de 1990 e hoje auxiliar técnico do Paranoá Esporte Clube, do Distrito Federal.
Inglaterra e Brasil faziam um amistoso no Wembley em 17 de maio de 1992. Bebeto abriu o placar aos 25 minutos de jogos e David Platt empatou no início da segunda metade. Charles Guerreiro entrou no lugar do lateral Luís Carlos Winck e teve uma chance de ouro frente a frente com o goleiro Chris Woods, após um passe de calcanhar de Valdeir.
— Já era o fim do segundo tempo, Bebeto deu a bola para o Valdeir, que tocou de calcanhar para mim. Eu entrei sozinho e bati por cima. Não acreditei, coloquei a mão no rosto e fiquei olhando para o céu — disse Charles Guerreiro ao “Globoesporte” em 2007.
Charles Guerreiro nunca vai esquecer a frase de Zagallo após o empate de Inglaterra e Brasil:
O ex-jogador do Flamengo é um dos brasileiros que tiveram a oportunidade que Pelé não teve de jogar em Wembley e é nisso que Charles Guerreiro se apega.
— Foi importante. Joguei pela seleção em um estádio que nem o Pelé jogou. O nome fica na história — disse Charles Guerreiro ao “Uol” em 2011.
Imprensa inglesa “se derrete” pelo Brasil
A partida terminou em 1 a 1, mas com um forte reconhecimento dos ingleses de que o talento da seleção brasileira havia “voltado”.
— Um brasileiro chamado Charles salvou a Inglaterra no Wembley. É como se o Brasil tivesse redescoberto a alma de seu futebol. Habilidade, classe, estilo, as melhores palavras do futebol são de propriedade brasileira. A finalização devastadora de Bebeto foi da mais alta classe. Parreira descartou as influências europeias e permitiu liberdade de expressão. Luís Henrique é um jogador extraordinário. Futebol inglês sempre foi inglês, já era do brasileiro voltar a ser brasileiro — escreveu os jornais “The Times” e “Independent” na época.
Naquela partida, o artilheiro Gary Lineker perdeu um pênalti e a oportunidade de se tornar, de forma isolada, o maior artilheiro da história do confronto entre Inglaterra e Brasil. A arbitragem também anulou um gol de Bebeto que não existiu.
Perdeu a chance de jogar a Premier League
Charles Guerreiro poderia se tornar o primeiro brasileiro da história da Premier League, que havia acabado de ser criada na Inglaterra, caso ele marcasse e a “profecia” de Zagallo se concretizasse. O jogador que atuou pela primeira vez na liga acabou sendo Isaías, que jogou no Coventry City de 1995 a 1997.
Antes do Campeonato Inglês se tornar Premier League, Mirandinha foi o primeiro brasileiro a jogar na Inglaterra, atuando no Newcastle de 1987 a 1989.
Próximo amistoso entre Inglaterra x Brasil
- Data: sábado (23)
- Horário: 16h (horário de Brasília)
- Estádio: Wembley
- Transmissão: Globo e SporTV