Inglaterra x Brasil: joias do Brasileirão desafiam jovens de Arsenal, Chelsea e City no Mundial sub-17

6 minutos de leitura

O Mundial sub-17 é uma das principais plataformas para os craques do futuro aparecerem para os grandes clubes. Duas das maiores escolas de futebol do planeta, Inglaterra e Brasil se enfrentam nesta quinta-feira (17), a partir das 9h (de Brasília), em Jacarta, Indonésia. Além de reunir grandes prospectos, a partida vale vaga no mata-mata do torneio.

Inglaterra e Brasil também carregam consigo o peso de serem os atuais bicampeões mundiais da categoria. A última edição, realizada em 2019, teve a seleção brasileira como vencedora, com uma geração de nomes Yan Couto, Lázaro e Gabriel Verón. Dois anos antes, os ingleses haviam conquistado a taça com a geração de Sancho, Foden e Gibbs-White.

Promessas da Premier League x joias do Brasileirão: quem leva a melhor?

As duas seleções entraram no Mundial Sub-17 cotadas como duas das favoritas ao título. O técnico Phelipe Leal só convocou atletas do futebol brasileiro, enquanto o English Team conta com dois atletas que atuam em outros países: Archie Stevens (Rangers) e Tommy Setford (Ajax).

Uma das maiores joias da Inglaterra joga no Manchester City. Trata-se de Justin Oboavwoduo. O atacante carrega consigo estatísticas impressionantes. Pelo clube azul, ele marcou 23 gols e deu quatro assistências em 31 jogos na temporada passada, enquanto fez três gols e uma assistência em 2023/24.

O brilho de Oboavwoduo já começou a ser visto na Indonésia. Ele marcou duas vezes na goleada por 10 a 0 contra a Nova Zelândia e pode ser um perigo para o Brasil.

Do Arsenal chega Ethan Nwaneri. O atleta tem um feito e tanto: estreou na Premier League na última temporada com apenas  15 anos e 181 dias. A promessa vem atuando predominantemente no lado-direito do como um meia aberto. O jovem de agora 16 anos deixou um gol e uma assistência na vitória contra Nova Caledônia.

A Inglaterra conta com outras grandes promessas. Myles Lewis-Skelly (Arsenal), Ishé Samuels-Smith (Chelsea) e Joe Johnson (Luton Town) são alguns dos bons valores do English Team.

Pelo lado brasileiro, é impossível não falar de Estevão William, o ‘Messinho’. O meia-atacante do Palmeiras tem protagonizado as manchetes de alguns dos maiores sites de futebol europeu recentemente. Aos 16 anos, o brasileiro é cobiçado pelos maiores times do mundo e uma boa atuação diante da Inglaterra pode potencializar seu tamanho no mercado estrangeiro.

Kauã Elias, do Fluminense, é outro jogador de 16 anos que vive um grande momento. O atacante, assim como Estevão Willian, foi listado pelo jornal “Guardian” como uma das maiores promessas do futebol mundial nascidas em 2006. Ele marcou um hat-trick diante de Nova Caledônia.

Emoção à vista: Brasil x Inglaterra deve decidir vaga no Grupo C

Atualmente, a Inglaterra lidera o grupo com seis pontos conquistados. A equipe venceu o Irã por 2 a 1 e atropelou Nova Caledônia por 10 a 0. Os triunfos deixaram os ingleses em situação extremamente confortável. O time já está virtualmente classificado e precisa apenas de um empate para garantir a liderança.

Para o Brasil, a partida é decisiva. O esquadrão verde-amarelo goleou Nova Caledônia por 9 a 0, mas sofreu uma surpreendente virada para Irã, por 3 a 2. Dessa maneira, a Canarinho precisa bater os britânicos para avançar de fase com suas próprias pernas.

Em caso de empate, o time pode ser ultrapassado caso o Irã vença Nova Caledônia – resultado mais provável. Se ficar em terceiro lugar, o Brasil conseguirá uma vaga na fase eliminatória caso permaneça entre os quatros melhores terceiros colocados na classificação geral.

Brasil
Kauã Elias, Estevão Willian e Rayan pelo Brasil Sub-17 (Foto: Leto Ribas/CBF)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.