Seleção inglesa: 5 jogadores esquecidos por Southgate

O técnico Gareth Southgate fez mais uma convocação para a seleção da Inglaterra nesta quarta-feira (24). A lista de 25 nomes contou com polêmicas e alguns nomes “esquecidos“, que geraram cobranças nas redes sociais. Outra chamada para Harry Maguire Kalvin Phillips também incomodou torcedores.

A seleção inglesa vai enfrentar as equipes de Malta e Macedônia do Norte nos dias 16 e 19 de junho, respectivamente. Os dois jogos serão válidos pelas eliminatórias da Euro 2024. Nas rodadas anteriores, o time de Southgate venceu Itália (2 a 1) e Ucrânia (2 a 0).

Para esta convocação, o técnico da Inglaterra não levou nomes como Tomori, destaque do Milan, e Ward-Prowse, meia cobiçado em gigantes ingleses. Confira cinco nomes que foram esquecidos por Southgate na seleção inglesa.

Convocados para a seleção inglesa

Na lista de convocados por Southgate voltaram a aparecer jogadores que têm sido criticados por ter “cadeira cativa” com o treinador na equipe. São os casos de Maguire e Phillips. Jordan Henderson, capitão do Liverpool, e Connor Gallagher, meia do Chelsea, foram outros nomes que geraram discordância na Inglaterra.

Os esquecidos de Southgate na Inglaterra

Fikayo Tomori – Milan

O zagueiro do Milan era uma promessa do Chelsea, mas se firmou na Itália nas últimas temporadas. Aos 25 anos, é um defensor com boas valências com a bola no pé e uma opção para renovar o setor mais experiente da seleção. Desde 2021 nos rossoneri, ele foi convocado pela primeira vez em 2019, quando ainda estava no Chelsea, mas jogou apenas duas vezes com a camisa da Inglaterra.

Tomori Milan Inglaterra
Tomori em ação pelo Milan – Foto: Twitter/Milan

Tomori foi campeão da Serie A com o Milan na temporada passada e teve uma carreira de sucesso na base da Inglaterra: foi campeão do Mundial sub-20 com a seleção em 2017 e bicampeão da Youth League com o Chelsea em 2015 e 2016.

Apesar disso, ele também não esteve na última convocação e sua última aparição pela Inglaterra foi em setembro do ano passado, na Nations League. Sua ausência constante é uma das maiores críticas a Southgate.

Ben White – Arsenal

O defensor do Arsenal foi um dos destaques da equipe que brigou até o fim pelo título da Premier League. Ele ganhou projeção na zaga do Brighton e se tornou lateral-direito na equipe de Mikel Arteta. White chegou a ser convocado para a Copa do Mundo, mas deixou a delegação da Inglaterra durante o Mundial sem grandes explicações — a FA alegou “razões pessoais” para o ocorrido.

Ben White em jogo do Arsenal - Foto: Twitter/Arsenal
Ben White em jogo do Arsenal – Foto: Twitter/Arsenal

Recentemente, Southgate entrou em contato com White para saber se ele estaria aberto a um retorno à seleção, segundo o jornal inglês “Daily Mail”. O treinador abriu a porta ao atleta, mas não o convocou.

No Arsenal, o defensor de 25 anos começou como um lateral base, que sustentava a construção e permanecia mais na linha de meio-campo, mas criou uma conexão forte com Saka e constantemente faz corridas para a linha de fundo, além de dominar uma janela de passe específica para o ponta-direita dos Gunners — que está na seleção.

James Ward-Prowse – Southampton

Ídolo recente dos Saints, Ward-Prowse não deve seguir no clube depois do rebaixamento para a Championship. Atualmente com 28 anos, ele recebeu sua primeira convocação em 2017 e tem 11 jogos pela seleção. Sua última aparição na convocação de Southgate foi em setembro de 2022, na Nations League. A temporada atual, no entanto, rendeu pedidos para um retorno.

Ward-Prowse participou diretamente de 12 dos 32 gols do Southampton na Premier League. É especialista em bolas paradas há anos e, além de ser um bom armador, se tornou em um meia dinâmico e bastante vertical com passes e corridas com bola.

Sua convocação é pedida para uma posição que contou com mais um chamado para Phillips, que foi titular em apenas um jogo de Premier League da temporada.

Euro 2024 Qualifying 20/11/23

E

Seleção inglesa: 5 jogadores esquecidos por Southgate

North Macedonia

1

Seleção inglesa: 5 jogadores esquecidos por Southgate

Inglaterra

1

Euro 2024 Qualifying 17/11/23

V

Seleção inglesa: 5 jogadores esquecidos por Southgate

Malta

0

Seleção inglesa: 5 jogadores esquecidos por Southgate

Inglaterra

2

Euro 2024 Qualifying 17/10/23

V

Seleção inglesa: 5 jogadores esquecidos por Southgate

Italy

1

Seleção inglesa: 5 jogadores esquecidos por Southgate

Inglaterra

3

International Match 13/10/23

V

Seleção inglesa: 5 jogadores esquecidos por Southgate

Austrália

0

Seleção inglesa: 5 jogadores esquecidos por Southgate

Inglaterra

1

International Match 12/09/23

V

Seleção inglesa: 5 jogadores esquecidos por Southgate

Scotland

1

Seleção inglesa: 5 jogadores esquecidos por Southgate

Inglaterra

3

Morgan Gibbs-White – Nottingham Forest

Promessa nos tempos de Wolverhampton, GibbsWhite foi a principal contratação do Nottingham Forest para a atual temporada e se tornou um dos principais destaques da equipe. O camisa 10 participou de todos os jogos da equipe na Premier League (e em apenas um não foi titular), fez cinco gols e deu sete assistências.

Na base, o meia participou da Euro sub-21 em 2019 e foi campeão do Mundial sub-17 com a Inglaterra dois anos antes, marcando dois gols no torneio. Segundo levantamento da base de dados do “Sofascore”, ele é disparado o líder em chances criadas (9), passes-chave por jogo (1,8), dribles por jogo (1,4) e chutes por jogo (1,7) do Forest.

Um meia versátil, habilidoso com dribles e associativo quando tem a bola, GibbsWhite tem sido muito pedido por diversas torcidas e foi um dos nomes mais levantados após a divulgação da lista oficial. Aos 23 anos, ele nunca foi convocado por Southgate.

Ollie Watkins – Aston Villa

Um dos responsáveis pela arrancada do Aston Villa sob o comando de Unai Emery, o centroavante de 27 anos já foi convocado em outras oportunidades, mas seu retorno era esperado depois da suspensão de Ivan Toney. Ele foi o jogador da temporada 2019/20 na Championship e tem correspondido na Premier League.

Ollie Watkins celebrates.
Watkins comemora gol no Aston Villa – Foto: Twitter/Aston Villa

Watkins tem sete jogos e dois gols com a seleção inglesa e foi convocado pela primeira vez em 2021. Sua última aparição foi em março de 2022, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Ele tem 14 gols e seis assistências na atual temporada da Premier League com o Aston Villa.

No ano anterior, foram 11 gols e duas assistências e em sua primeira temporada na elite da Inglaterra marcou 14 vezes e assistiu a outros cinco gols.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]