Ilkay Gündoğan – Mercado da bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
231
Foto: AFP

Primordialmente, Ilkay Gündoğan é um meio-campista, de 30 anos, nascido em Gelsenkirchen. Atualmente, o alemão, que também tem origem turca, atua no Manchester City, da Inglaterra. Assim, revelado pelo Nuremberg, o atleta chama atenção, sempre sendo presença carimbada nos rumores do mercado da bola.

Ilkay Gündoğa – Início de carreira

Gündoğan tem origem turca. Entretanto, nasceu em Gelsenkirchen, na Alemanha. Com isso, mesmo tendo a oportunidade de defender outra seleção, escolheu jogar pela equipe de seu país natal. Nesse sentido, o jogador iniciou sua carreira no time juvenil do Heßler. porém estreou como profissional no Nuremberg.

Contudo, Ilkay Gündoğan só chamou atenção do mercado da bola quando chegou no Borussia Dortmund no mercado de transferências da temporada 2011/12. Todavia, hoje, com 30 anos, o jogador defende o Manchester City há quatro temporadas.

Trajetória, conquistas e highlights de Ilkay Gündoğan

Sendo assim, Gündoğan tem, atualmente, um valor de mercado estimado em 40 milhões de euros. Apesar de seu início na base do Heßler, também teve passagem pelas categorias de base do Schalke 04, SSV Buer e do VFL Bochum. No entanto, sua estreia como profissional ocorreu na temporada 08/09, enquanto defendia a camisa do Nuremberg, clube que jogava a segunda divisão alemã. Assim, naquele ano, Gundogan fez uma belíssima temporada de estreia, marcando 11 gols e uma assistência nos 15 jogos em que disputou.

Simultaneamente, enquanto seu desempenho nas ligas inferiores crescia, os rumores de que o jogador iria para um clube de maior expressão fermentava dentro do mercado da bola alemão. Porém, sua ida para um clube de maior expressão na Alemanha foi ocorrer apenas no mercado de transferências do meio da temporada 11/12, quando Gundogan chegou no Borussia Dortmund. Na época, foi vendido por 5,5 milhões de euros. Sendo assim, o alemão terminou sua passagem pelo Nuremberg como o melhor jogador da equipe no momento.

Borussia Dortmund

Ao passo que, Ilkay Gündoğan chegou na cidade de Dortmund viveu um dos momentos mais magníficos da história do clube. Era uma peça fundamental do lendário time de Klopp, que chegou até a final da UEFA Champions League na temporada 12/13 e conquistou o título alemão em 11/12.

Com isso, nos quatro anos que Gündoğan defendeu o Borussia Dortmund, conquistou um título da Bundesliga e uma Taça da Alemanha. Além disso, foi uma peça crucial para o time enquanto lá esteve. Nesse ínterim, o alemão terminou sua passagem em Dortmund com 157 jogos, 15 gols e 20 assistências. Em contrapartida, sua maior importância para o time era a sua participação direta para os gols da equipe.

Manchester City

Na temporada 16/17, os rumores de Guardiola queria contar com Ilkay Gündoğan se concretizaram, e, no mercado de transferências, o Borussia Dortmund vendeu o jogador por 27 milhões de euros para o Manchester City, aquecendo o mercado da bola do futebol na Inglaterra. Nesse sentido, Gündoğan sofreu para se adaptar ao futebol da Premier League, além de algumas lesões.

Todavia, agora recuperado e já há temporadas no clube, se tornou um jogador muito importante para o sistema de jogo de Pep Guardiola. Gündoğan já conquistou três títulos da Premier League, uma FA Cup e quatro Copas da Liga.

Transferências e Mercado da Bola de Ilkay Gündoğan

Ilkay Gündoğan parece estar completamente adaptado em Manchester e feliz no clube. Ao passo que, por ora, não existem rumores sobre nenhuma possível transferência do jogador no mercado da bola dessa temporada.

O alemão, de 30 anos, jogou apenas por três clubes como profissional. Assim, iniciou sua carreira no Nuremberg, onde ficou por três temporadas. Em seguida, foi para o Borussia Dortmund, ganhando notoriedade mundial e se tornando um grande jogador para seu clube. Assim também, adquiriu espaço na seleção alemã.

Sendo assim, sua última transferência foi para o Manchester City. Depois, de uma montanha russa de momentos nesses quatros anos que está na equipe, passou a ser um jogador de extrema importância para o time – em especial, na última temporada, onde foi importantíssimo para o triunfo na Premier League e na trajetória na Champions League quando o clube chegou em uma final pela primeira vez em sua história.