Artilheiro da Europa League, João Pedro ‘crava’, chega à média de 1 gol por jogo e classifica Brighton

4 minutos de leitura

O Brighton foi até a Grécia para enfrentar o AEK Atenas, nesta quinta-feira (30), na Opap Arena, e teve vida difícil na partida válida pela 5ª rodada da Europa League. O jogo terminou em vitória inglesa por 1 a 0, com gol de João Pedro. Com o resultado, a equipe garante a classificação antecipada para o mata-mata da competição.

Os dois brasileiros na partida começaram como titulares: Igor Julio e João Pedro, ambos pelo Brighton. O zagueiro teve uma partida sólida, enquanto o atacante não teve um jogo de muito brilho, mas sofreu o pênalti que abriu o placar do jogo.

Brighton sofre com diversos desfalques

O time de Roberto De Zerbi teve um primeiro tempo difícil: apenas 43% de posse de bola e sofreu 13 chutes, incluindo uma bola na trave, e viu o AEK acumular um gol esperado (xG), o que reflete a superioridade dos gregos.

O Brighton chegou para o jogo com diversos desfalques cruciais. Nomes como Estupiñan, Welbeck, Enciso, Webster, March, Ansu Fati estão de fora por lesão, enquanto van Hecke estava suspenso.

de zerbi brighton
Foto: Icon Sport

João Pedro, que marcou dois gols contra o AEK no jogo do primeiro turno, não conseguiu criar grandes chances em meio a um ataque pouco fluido dos Seagulls até sofrer e marcar um pênalti, aos 8 minutos do segundo tempo.

A partida ficou mais equilibrada desde então, com Ferguson perdendo uma chance clara e o AEK levando perigo do outro lado, mesmo tendo um jogador expulso.

Destaques de AEK x Brighton

Igor Julio – 7,5

O zagueiro brasileiro foi seguro e teve grandes momentos de progressão com a bola. No segundo tempo, deu uma assistência a Ferguson, mas o irlandês quis driblar o goleiro e perdeu um gol cara a cara. Defendendo, teve nove ações defensivas, três disputas ganhas e duas interceptações.

João Pedro – 7,5

O atacante pareceu frustrado em certos momentos, principalmente quando o time não conseguia uma sequência ofensiva. Novamente sofreu pênalti e marcou o único gol do jogo, o que fez com que crescesse de produção na segunda etapa.

Hinshelwood – 7

O jovem inglês de 18 anos foi bem improvisado na lateral-esquerda. Conseguiu manter a posse quando o time tinha dificuldade e foi seguro defensivamente, com nove recuperações de bola.

Pineda – 6,5

O mexicano do AEK foi um dos que mais levaram perigo ao gol inglês. Foram cinco finalizações, um quase gol no segundo tempo e um bom jogo no que diz respeito a duelos: 60% das disputas ganhas.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]