Igor Julio, do Brighton, revela sonho de jogar em grande clube brasileiro

8 minutos de leitura

Igor Julio viveu sua primeira temporada de Premier League de forma intensa no Brighton. Em 2023/24, ele fez 24 jogos na liga inglesa e aumentou grande parte de seus números em relação à Série A de 2022/23, em que jogou pela Fiorentina.

Em entrevista exclusiva à PL Brasil, Igor Julio se debruçou sobre seu bom ano de estreia no Campeonato Inglês. Ele não subiu no muro na hora de escolher o jogador mais difícil que marcou na liga e nem na hora de citar o estádio que mais o impressionou.

Com certeza foi o Haaland. Realmente um jogador muito diferente, tanto tecnicamente quanto fisicamente. E eu gostei muito do estádio do Liverpool, Anfield é bem aquilo que a gente já imaginava mesmo antes de ir ido jogar lá. Mas foi bem especial estar lá. Além do estádio do Newcastle.

Haaland Igor Julio
Igor Julio marcando Erling Haaland (Foto: Imago/Action Plus)

Relação de Igor Julio com De Zerbi no Brighton

Igor Julio chegou ao Brighton no melhor momento do clube nos últimos anos. Havia terminado a Premier League na sexta posição na temporada passada e iria disputar a Europa League. A expectativa sobre os Seagulls era alta devido ao rendimento crescente do time sob o comando do técnico Roberto De Zerbi.

Entretanto, o Brighton não conseguiu manter a evolução apresentada em 2022/2, acabou a Premier League apenas na 11ª posição e foi eliminado na Europa League logo nas oitavas de final.

Acho que as lesões que tivemos de jogadores importantes influenciaram a queda de rendimento da equipe. Não temos o costume de usar nada como desculpa, e não faço isso agora, mas perdemos muitos jogadores titulares. Acho que uma grande preparação pode fazer a diferença na próxima temporada.

Apesar da queda de rendimento, o Brighton ficou conhecido nos últimos anos como um time que joga bonito, ao mesmo tempo que investe em jogadores que nem sempre estão nos holofotes. Assim, De Zerbi se tornou o “queridinho” não só da Inglaterra, mas de toda a Europa. O treinador italiano chegou a ser especulado em vários gigantes europeus durante a última temporada.

Eu tive o prazer de trabalhar com De Zerbi. Ele é como um pai, um irmão e um amigo também. Sempre quer tirar o seu melhor, te incentiva a acreditar sempre no seu potencial e te faz enxergar o futebol de uma maneira muito simples. Aprendi demais com ele!

Mas De Zerbi acabou deixando o Brighton depois de duas temporadas, a primeira com Igor Julio. O clube anunciou que romperia com o italiano na véspera da última rodada da Premier League.

Ele sempre deixou claro aos jogadores que não queria sair, mas que dependeria muito da diretoria do clube para continuar na próxima temporada. Creio que não houve acordo entre as partes e por isso ele saiu, mas essas informações não chegam pra gente, né. Ele é um cara muito competitivo e queria competir com os grandes sempre.

Roberto De Zerbi deve assumir o Olympique de Marseille (Foto: Icon Sport)

Mesmo sendo especulado em gigantes do futebol europeu, como Barcelona, Bayern de Munique, Chelsea, Liverpool e Manchester United, De Zerbi fechou com o Olympique de Marselha, que terminou o Campeonato Francês na oitava posição na temporada passada.

Sinceramente eu não estava nem sabendo disso, nas férias procuro desligar um pouco, então não vi nada nesse sentido. Mas fico feliz por ele, espero que seja muito feliz e que continue encantando com seu estilo de jogo.

Para o lugar de De Zerbi, o Brighton anunciou Fabian Hurzeler, que, aos 31 anos, se tornará o treinador mais jovem da história da Premier League. Ele foi o responsável por levar o St. Pauli à primeira divisão do Campeonato Alemão após 13 anos.

Ainda não cheguei a falar com o novo treinador, voltaremos à Inglaterra apenas na próxima semana. Sinceramente, ainda não conheço afundo o trabalho dele, mas claro que andei observando e estou ansioso pra começarmos a trabalhar juntos.

O futuro de Igor Julio

Igor Julio em ação pelo Brighton
Igor Julio em ação pelo Brighton (Foto: Icon Sport)

Durante esta janela de transferências, o nome de Igor Julio foi especulado no Milan pela imprensa italiana. O brasileiro revelou se houve algum contato do time italiano e deixou um recado para o futuro.

Eu fiquei sabendo da especulação sim, acaba chegando na gente porque amigos mandam. Mas em mim não chegou nada oficial, meus empresários não trouxeram nada nesse sentido. Hoje, para ser sincero, não é um plano voltar para a Itália, mas o Milan sempre foi um sonho de criança. Então fico honrado de qualquer forma.

Igor ainda não sabe o que é jogar profissionalmente no futebol brasileiro. Criado na base do Red Bull Brasil, o zagueiro brasileiro se transferiu para o RB Salzburg, da Áustra, em 2016, passou por alguns clubes austríacos por empréstimo até ser negociado com o SPAL, da Itália, em 2019. Lá, se destacou e foi para a Fiorentina no início de 2020.

Com apenas 26 anos, é difícil pensar no jogador se transferindo para algum clube brasileiro por agora, mas Igor Julio revelou que atuar no país é um de seus sonhos.

Meu sonho é poder jogar em alto nível no Brasil, num grande clube. Como falei, não é um objetivo agora. Penso em fazer a minha carreira na Premier League, poder viver mais dessa experiência aqui, mas quando for a hora de voltar, com certeza quero estar bem e podendo jogar num grande clube do Brasil.

De acordo com a “Performa Sports”, entre todos do Brighton, o zagueiro brasileiro foi:

  • O que mais bloqueou cruzamentos: 7
  • Top 4 em cortes: 45
  • Top 4 em chutes bloqueados: 9
  • Top 6 em dribles certos: 16
  • Top 6 em duelos ganhos no alto: 26

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.