O atacante Victor Osimhen vem chamando a atenção no futebol europeu por sua grande temporada com o Napoli. O nigeriano marcou dois gols na vitória italiana diante do Eintracht Frankfurt nessa quarta-feira (15), pela Champions League, totalizando 23 marcados em 2022-23. O jogador deu uma entrevista ao “Sport 1” após a partida e revelou quem era seu ídolo quando criança.
Africano, atacante, marcador de gols e joga em um time azul. Essas são algumas coincidências que Osimhen tem com seu ídolo.
“Didier Drogba é meu ídolo. Eu adorava vê-lo jogar quando criança. Sempre quis ser como ele”, disse o atacante do Napoli.
Comparação entre Osimhen e Drogba
Osimhen já foi comparado a Drogba pelo téncico José Mourinho, que comandou o Chelsea na época de auge de Didier. O português, que agora comanda a Roma, elogiou o atacante do Napoli após uma derrota para o time napolitano em janeiro deste ano. O atacante marcou um gol naquele jogo.
“Ele está no mesmo nível do Drogba, mas o Didier não se atirava (para simular faltas). Se o Victor mudar, então tudo bem. Se estivesse num clube com muito dinheiro, contratava-o. Contudo, se um dia for para Inglaterra, tem de mudar, porque na Itália ainda aceitam este tipo de comportamento, mas na Inglaterra seriam duros com ele”, afirmou Mourinho.
Aos 16 anos, em uma entrevista à “TVC News”, Osimhen disse que seu maior exemplo era Drogba e revelou seu desejo de atuar pelo ex-clube inglês de seu ídolo.
“Drogba é meu exemplo e o tipo de atacante que gostaria de ser. Jogar pelo Chelsea será a maior oportunidade que terei nesta vida”, declarou Osimhen na época.
16-year-old Victor Osimhen:
— Vince™ (@Blue_Footy) February 17, 2023
"Drogba is my role model and the type of striker I will like to be"
"Playing for Chelsea will be the greatest opportunity I will ever have in this life" pic.twitter.com/sZSofXSBPz
Drogba
No Chelsea, Drogba viveu o auge de sua carreira. conquistando Champions League, Premier League (quatro vezes), Copa da Inglaterra (quatro vezes), Copa da Liga Inglesa (três vezes) e Supercopa da Inglaterra. O marfinense marcou 164 gols e deu 86 assistências em 381 jogos que fez com os Blues.
Em toda sua carreira, Drogba acumula 302 gols, 125 assistências, 688 jogos, cinco artilharias – Copa das Nações 2012 (três gols), Copa da Uefa 2004-04 (seis gols), Premier League 2006-07 (20 gols) e 2009-10 (29 gols), Supercopa da Inglaterra 2005 (dois gols) e Supercopa da Turquia 2013 (um gol) – e 21 prêmios individuais:
- FIFA World XI: 2007
- Time do Ano da UEFA: 2007
- Onze d’Or: 2004
- Onze de Bronze: 2007
- Esportista do Ano da GQ: 2012
- Futebolista Africano do Ano: 2006, 2009
- Futebolista Africano do Ano da BBC: 2009
- Jogador Marfinense do Ano: 2006, 2007, 2012
- Melhor Jogador da Ligue 1: 2003-04
- Equipe do Ano da Ligue 1: 2003-04
- Equipe do Ano da Premier League: 2006-07, 2009-10
- Líder de Assistências da Premier League: 2005-06
- Troféu Alan Hardaker: 2007
- Prêmio Golden Foot: 2013
- MLS All-Star: 2016
- Jogador do Ano do Chelsea: 2010
- Seleção da Copa das Nações Africanas: 2006, 2008, 2012
- Melhor Jogador do Futebol Turco: 2013
- Melhor Jogador da Final da UEFA Champions League: 2012
- Seleção Africana de Todos os Tempos da IFFHS: 2021
- Hall da Fama da Premier League: 2022
Osimhen
Aos 24 anos, Osimhen é visto como uma grande promessa. Com passagens pelo Wolfsburg, Charleroi, Lille e Napoli, o nigeriano já conquistou o título da Copa do Mundo sub-17 (2015), com sua seleção, sendo artilheiro da competição com 10 gols. Ele também detém a artilharia do Campeonato Africano sub-17, com quatro tentos marcados.
Mesmo com pouca idade, Osimhen já conseguiu sete prêmios individuais:
- Chuteira de Ouro da Copa do Mundo FIFA sub-17: 2015
- Bola de Prata da Copa do Mundo FIFA sub-17: 2015
- Jogador Jovem do Ano da CAF: 2015
- Jogador do Mês da Ligue 1: Setembro de 2019
- Jogador do Mês da Serie A: Março de 2022, Janeiro de 2023
- Gol do Mês da Serie A: Janeiro de 2023
- Melhor Jogador Jovem da Serie A: 2021–22
Em toda sua carreira, Osimhen soma 89 gols e 24 assistências em 180 partidas. Pelo Napoli, o atacante marcou 51 tentos e deu 14 passes para gol em 90 jogos.
Esta temporada tem sido a melhor de Osimhen, que tem uma média de participar de um gol a cada jogo que fez com o Napoli. São 23 gols marcados e cinco assistências concedidas em 28 partidas.
A grande fase do Osimhen tem atraído interesse de gigantes clubes europeus, como PSG, Arsenal, Chelsea e Manchester United. Seu contrato com o Napoli vai até junho de 2025.
“Não sei o que o futuro reserva. No final da temporada, vou sentar com meus agentes e discutir. Também estarei em negociações com o Napoli. Sou incrivelmente grato ao Napoli. Encontraremos uma boa solução juntos”, disse o nigeriano sobre a possibilidade de se transferir para outro clube europeu na próxima janela.
Napoli campeão?
A vitória sobre o Eintracht Frankfurt classificou o Napoli para as quartas de final da Champions League pela primeira vez na história. Um dos responsáveis por tal feito, Osimhen é otimista e já fala em título da principal competição europeia.
“Queremos dar o título aos torcedores do Napoli. A paixão pelo futebol aqui é simplesmente algo que não dá para descrever”, declarou.
O Napoli também vive a expectativa de se tornar campeão do Campeonato Italiano após 33 anos. O time de Osimhen é líder da Serie A, com 68 pontos, 18 a mais que a segunda colocada Inter de Milão, faltando 12 rodadas para o fim da competição.