Ídolo do Chelsea que tinha os dois ombros quebrados quando foi campeão e bateu recorde: ‘Chorava a cada…

5 minutos de leitura

O Chelsea é uma das grandes equipes do futebol inglês. A equipe conta com seis títulos da primeira divisão, sendo cinco na era Premier League. O último título nacional veio na temporada 2016/2017, mas o destaque vai para a edição realizada em 2004/2005.

José Mourinho estabeleceu uma defesa espetacular nos Blues e o time quebrou alguns recordes na temporada. Petr Cech foi um nome crucial para a equipe, atuando ao lado de John Terry e Ricardo Carvalho. Entretanto, o goleiro revelou que enfrentou momentos dramáticos no título histórico da equipe.

Recorde batido por Petr Cech

Além de quebrar o jejum de 50 anos sem ser campeão inglês na primeira divisão, o Chelsea escreveu o nome na história da Premier League na temporada 2004/2005. A equipe sofreu apenas 15 gols em 38 jogos na competição, sendo a defesa menos vasada em uma edição do torneio.

Na temporada do título, Petr Cech passou 1025 minutos sem ver uma finalização balançar as suas redes e 24 jogos sem sofrer gols, algo inédito na Premier League.

Em entrevista ao podcast “High Performance”, Cech revelou que jogou por um ano e meio com os dois ombros quebrados.

— Antes de fazer a cirurgia, tive isso quebrado por 14 meses, um labrum (estrutura fibrocartilaginosa).Não conseguia levantar os braços. Ninguém sabia. Eu estava treinando, jogando, estava fazendo tudo. Cada vez que mergulhei e fiz uma defesa, chorei porque estava com dores terríveis.

Mesmo sentindo dores todos os dias, Cech continuou participando dos treinamentos e das partidas na temporada, até chegar em um período em que decidiu realizar as cirurgias para a recuperação da lesão.

— Cheguei a um ponto em que não conseguia mais levantar os braços e disse “escute” vou jogar uma Copa do Mundo (2006) e depois fiz a cirurgia.

Cech comenta sobre retorno ao Chelsea após lesão no crânio

Logo após a recuperação da lesão no ombro, Cech enfrentou outro drama na carreira. No dia 14 de outubro de 2006, em uma partida do Chelsea contra o Reading no Estádio Madejski, o ex-jogador se lesionou em uma dividida com Stephen Hunt, que o levou a usar o icônico protetor de cabeça.

Cech precisou realizar outro procedimento cirúrgico e ficou afastado dos gramados por mais de 100 dias. Na entrevista, o ídolo dos Blues comentou sobre o período de recuperação.

— As primeiras 12 semanas é onde você precisa que o crânio se consolide, para que o osso cicatrize. Os médicos disseram “faça o que fizer, você não poderá fazer nada durante 12 semanas”, porque é literalmente impossível. Então, no primeiro mês, eu estava aprendendo pequenas coisas e repassando todas essas questões com meu cérebro. No segundo mês comecei o treinamento físico por conta própria. No terceiro mês eu jogava tênis, então ficava de capacete o tempo todo.

Depois do longo período de recuperação e readaptação, Cech retornou aos treinamentos com o Chelsea e realizou a primeira partida desde a lesão no confronto contra o Liverpool.

— Eu fui treinar e estava muito bem fisicamente. Fiz dois treinos com a equipe e depois fomos para Liverpool. José Mourinho me perguntou se eu queria jogar e eu disse “vamos” e depois joguei. Senti que estava pronto e que era a melhor coisa a fazer.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.