De maneira chocante, o técnico Jürgen Klopp avisou que deixará o Liverpool no final desta temporada, e seu futuro tem sido debatido desde então. Inicialmente, a ideia do alemão é tirar um ano sabático.
No entanto, o anúncio de que Xavi Hernández também deixará o Barcelona acendeu rumores sobre uma possível ida do técnico dos Reds à Catalunha. Para Pierre-Emerick Aubameyang, ídolo recente do Arsenal e que jogou no Barça, a junção dos dois faz sentido.
Klopp no Barcelona?
A vontade de tirar um ano sabático e seu alto salário são os dois obstáculos que o Barça deveria superar caso opte pela contratação do treinador alemão. Ainda assim, a direção entende que é possivelmente o nome mais qualificado no mercado.
Aubameyang, em uma entrevista ao jornalista espanhol Gerard Romero, elogiou tanto Klopp quanto Xavi. O técnico alemão contratou Aubameyang para o Borussia Dortmund em 2013, e no clube aurinegro compartilharam duas temporadas em que o atacante disputou 94 partidas, marco 41 gols e deu 16 assistências.
Sob o comando de Xavi, ele jogou 24 partidas, deu uma assistência e marcou 13 gols, dois deles na goleada do Barcelona por 4 a 0 sobre o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu. A vitória encerrou uma sequência de cinco derrotas do Barça para o maior rival.
Aubameyang ‘banca’ a ideia
O ex-jogador do Arsenal, que deixou o clube londrino após ver a relação com o técnico Mikel Arteta se tornar insustentável, afirma que o estilo de Klopp combinaria muito com o Barcelona.
— Klopp é um vencedor. Sua maneira de ser se encaixa no Barça. Klopp dá tudo, energia, ganhou grandes títulos, é um bom treinador. Se houver a possibilidade para o Barça, é uma boa opção. Eu me senti muito bem com ele no Dortmund. Seria incrível se ele pudesse vir – disse.
Dito isso, o atacante gabonês, atualmente no Olympique de Marselha, convidou os culés a continuarem confiando no Barça e em Xavi: “A temporada ainda não acabou para o Barça. A liga e a Champions estão por vir. Sofremos, mas é preciso dar tudo para conquistar algo”.
Aubamenyang por Borussia Dortmund e Arsenal:
- 213 jogos pelo Borussia Dortmund
- 141 gols
- 36 assistências
- 3 títulos
- 163 jogos pelo Arsenal
- 92 gols
- 21 assistências
- 2 títulos
Aubameyang fez uma retrospectiva de sua passagem breve, mas intensa, pelo Camp Nou:
— Não tenho nenhuma queixa sobre o Barça, assim é a vida. Passei pouco tempo aqui, mas o mais importante é a boa lembrança que tenho. Acho que o problema para não continuar no Barça foi a questão econômica. Eu era um dos poucos jogadores que o clube poderia vender, senão acho que poderia ter ficado mais anos – lamentou.