O início de temporada do Manchester United não tem sido positivo. A equipe de Erik ten Hag tem nove pontos em sete rodadas na Premier League e está apenas na 10ª posição. Por conta do momento ruim, o treinador recebeu críticas de um ex-atacante do time: Zlatan Ibrahimovic.
Em entrevista ao jornalista inglês Piers Morgan, o sueco recém-aposentado questionou se Ten Hag pode lidar com a enorme tarefa de gerenciar os Red Devils, principalmente pelo seu modo de gerir as relações pessoais com jogadores.
Diferenças entre Ajax e Manchester United
O treinador holandês adotou uma abordagem mais rígida desde que assumiu o comando dos gigantes da Premier League, em julho de 2022. Nesse período, Ten Hag “forçou” a saída de Cristiano Ronaldo do clube, viu David De Gea sair no final de seu contrato e, mais recentemente, afastou Jadon Sancho das funções da equipe principal.
Ibrahimovic lembrou da passagem do técnico pelo Ajax, onde também atuou no início da carreira, e reforçou que a pressão em Old Trafford é completamente diferente dos gigantes holandeses.
— O Ajax é um clube talentoso. Eles têm os melhores talentos (jovens) no clube. Eles não têm grandes estrelas. Qual é a experiência deste treinador? Jovens talentos. Ele vem para o United, é uma mentalidade diferente, jogadores diferentes – começou o ex-atacante.
O sueco conta a partir de sua experiência pessoal que “os jogadores no Manchester United são supostos ser grandes estrelas” e essa é a grande diferença do Ajax para o clube inglês.
Pulso firme de Ten Hag “atrapalha”
Para Ibrahimovic, a diferença de tratamento que o treinador tem com os jogadores em cada clube é evidente. Por isso, segundo ele, Ten Hag não tem tido sucesso: está tentando implementar a disciplina rígida do Ajax onde não funciona.
— É uma abordagem diferente. Lá você tem um tipo diferente de disciplina. Você vem para o United e faz a mesma coisa… Eu não acredito que seja o mesmo tratamento que você dá – afirmou o ex-jogador.
Cristiano Ronaldo, por exemplo, admitiu que não respeitou Ten Hag pela forma que sua saída do United ocorreu, enquanto Sancho ainda se recusa a se desculpar após seu desentendimento público com o treinador.
Ibrahimovic não está 100% dos lados dos jogadores e ainda acredita que o técnico é totalmente culpado: “Eu não digo que é culpa do treinador, porque experiência você não pode comprar. Você só precisa de tempo para obter a experiência”.
— Não acho (que seja culpa de Ten Hag), porque acho que todos são responsáveis pela situação como um todo. Somos uma peça de um quebra-cabeça grande. Todo mundo tem uma responsabilidade a cumprir e atender às demandas – opinou Ibrahimovic a Piers Morgan.
Ten Hag merece mais tempo?
O ex-jogador acredita que o técnico holandês precisa de mais tempo para adquirir experiência de como gerenciar uma equipe estrelada, mas entende que, às vezes, o time de Old Trafford não será o que dará esse tempo.
— O United tem que vencer, eles têm que vencer todos os títulos pelos quais competem. Agora estão sendo dominados pelos vizinhos e é uma situação completamente diferente. Você precisa encontrar o caminho certo novamente e lutar por isso – afirmou.
Ele ainda jogou a responsabilidade sobre o tempo dado ao treinador na mão dos proprietários, mas reforça que “se você ouvir os torcedores, não tem muito tempo porque eles querem vencer, e eu os entendo porque estão acostumados a vencer e ainda querem vencer”.