Ian Rush: conheça o maior artilheiro da história do Liverpool

Fique por dentro da carreira do maior camisa 9 dos Reds!

0
697
maior artilheiro da história do Liverpool. Ian Rush.

Já percebeu que Kenny Dalglish está sempre acompanhado deste homem acima nas tribunas de Anfield assistindo ao Liverpool? Estamos falando do maior artilheiro da história do Liverpool: Ian Rush.

Ian Rush: o maior artilheiro da história do Liverpool

Com duas passagens pelo clube da terra dos Beatles, o bigodudo Ian Rush, sem dúvidas, está entre os melhores jogadores que um dia vestiram a camisa dos Liverpool.

Foto: Reprodução/Talk Sport

Leia mais: Dicionário do futebol inglês: Traduzimos 40 expressões para você entender melhor

Início fulminante e acerto com Liverpool

Nascido na pequeníssima cidade de St. Asaph, no País de Gales, Ian Rush iniciou a sua carreira futebolística no modesto Chester City, da Inglaterra.

Em apenas uma temporada pelo clube do condado de Cheshire, o jovem atacante logo despertou a atenção do Liverpool em 1980. Os Reds eram como uma das maiores potências do futebol inglês naquela época, frequentemente levantando taças.

Rush precisou de apenas seis meses para se firmar na equipe titular e logo se tornou o principal atacante do Liverpool.

Ele participou pouco da campanha que culminou no título da Champions League de 1980/81, mas, na temporada 1981/82, a segunda pela equipe vermelha, marcou 30 gols em 49 partidas disputadas. Logo que virou peça-chave da equipe, ajudou o Liverpool a vencer o Campeonato Inglês e a Copa da Liga Inglesa.

Foto: Reprodução/Talk Sport

Profissão: fazer gols

Além do clássico bigode, o centroavante galês ficou conhecido pelo incrível faro de gols. Rush não era um atacante plástico e habilidoso, mas sabia finalizar como ninguém. Seu posicionamento na pequena área definitivamente dava inveja em qualquer um.

Rush fez parte de, certamente, um dos melhores esquadrões da história do futebol.  Ao lado de Kenny Dalglish, Phil Neal, Kevin Keegan e Ray Clemence, o Liverpool conquistou a Inglaterra e a Europa dos anos 1980 com o seu futebol em alta velocidade, incisivo e mortal.

Foto: Reprodução/Football Monthly

Os gols de Ian Rush alegraram a torcida do Liverpool até 1987. Ao mesmo tempo em que balançou as redes, conquistou título. Em sete anos, ganhou duas Champions League, quatro Campeonatos Ingleses, quatro Copas da Liga Inglesa e uma Copa da Inglaterra.

Vai pra Juventus, volta pro Liverpool

Foi quando se transferiu para a Juventus. Rushie acreditava que os melhores jogadores do mundo estavam na Itália, e, dessa forma, deixou a Inglaterra.

A aventura não durou mais que uma temporada. Em 1988, após não se adaptar ao novo estilo de jogo e ao novo país, Ian Rush voltou então para o Liverpool.

Com 346 gols em 660 jogos pelo Liverpool, Ian Rush é, atualmente, o maior artilheiro da história do clube. Uma trajetória regada de títulos, sucesso e muito amor à camisa.

Roger Hunt (286), Gordon Hodgson (241), Billy Liddell (228) e Steven Gerrard (186) completam a lista de artilheiros do clube. Vai ser certamente difícil bater a meta do bigodudo!

Foto: Reprodução/The Sun

Títulos de Ian Rush

  • Campeonato Inglês (5), Copa da Liga Inglesa (5), Copa da Inglaterra (3) e Champions League (2)