Hull City – História, estatísticas e conquistas

O Hull City Association Football Club é um clube inglês de futebol da cidade de Kingston upon Hull, na Inglaterra, que atua na Champioship, 2ª divisão inglesa e manda seus jogos no KCOM Stadium, estádio com capacidade para 25.400 torcedores. Suas cores são laranja e preto. A saber, os únicos títulos da história do clube são dois títulos da 3ª divisão Inglesa nas temporadas 1965/66 e 2020/21. 

Trajetória do Hull City: fundação, conquistas e ascensão 

Primeiramente, o Hull City Association Football Club foi fundado em 1904. Neste ínterim, a cidade de Kingston upon Hull era tradicionalmente apaixonada por rugby. Com a criação do Hull City, a cidade passou a se interessar por futebol.

A saber, a primeira temporada do clube foi marcada por uma série de 44 amistosos. Logo, apenas na temporada 1905/06, que o clube participou de uma competição oficial. A primeira participação na 2ª divisão inglesa. 

Primeiro título da história do clube 

Antes de mais nada, o Hull City brigava pelo acesso a Primeira Divisão durante a década de 10. Portanto, após temporadas irregulares, apenas na década de 30 que o clube tentou se firmar por completo na elite inglesa. Com isso, no ano de 1930, o clube conseguiu o feito de chegar até as semifinais da Copa da Inglaterra, a famosa FA CUP. 

Neste espaço de tempo, nas décadas de 30, 40, 50 e 60 o Hull City viveu momentos de altos e baixos, entre rebaixamentos. No entanto, na temporada 1965/66, os Tigres conseguiram o acesso da 3ª divisão Inglesa com título, o primeiro da história do clube. 

Momento histórico do Hull City: acesso após 100 anos 

Além disso, na temporada 2007/08, o Hull City conseguiu realizar o sonho de retorno a 1ª divisão inglesa. A saber, após 100 anos, o time chegava a divisão de elite do país. Aliás, a primeira participação do clube na Premier League. 

Final da FA CUP e primeira vez em competições europeias

Em suma, após temporada na Premier League, rebaixamento e retorno, o Hull City conseguiu outro feito histórico na sua história. A saber, na temporada 2013/14, os Tigres foram para a final da Copa da Inglaterra (FA CUP). O Hull City chegou a abrir 2 x 0, porém sofreu a virada para o Arsenal por 3 x 2, perdendo o título. No mais, essa campanha o garantiu na Liga Europa da temporada 2014/15. 

Primeiramente, o Hull City enfrentou o Trencin da Eslováquia, na terceira fase de classificação da Liga Europa e venceu por 2 x 1 no agregado. Sequencialmente, nos playoffs foi eliminado pelo Lokeren da Bélgica por 4 x 2 no agregado. Com isso, os Tigres não chegaram a fase de grupos.

Mercado de transferências do Hull City 

A saber, historicamente o Hull City não é um clube tradicional da Inglaterra e postula nas divisões inferiores. No entanto, o mercado de transferências do clube não é tão movimentado. Porém, o clube contrata jogadores que se destacam nas divisões inferiores. Portanto, listamos cinco jogadores que passaram pelo mercado da bola do Hull City durante sua história e atualmente. 

Caleb Folan 

Com rumores da chegada do Hull City na primeira temporada na Premier League, era necessário no mercado de transferências buscar um atacante de qualidade para o elenco. Portanto, no início da temporada 2007/08, confirmando rumores, o clube contratou o atacante irlandês Caleb Folan por 1,5 milhão de euros, vindo do Wigan. Aliás, Folan participou de 63 partidas nos tigres e marcou apenas 12 gols. 

Craig Fagan 

Antes de mais nada, na mesma temporada 2007/08, no mercado da bola, o Hull City contratou outro atacante para a primeira participação na Premier League. Com isso, Craig Fagan, após rumores, chegou do Derby County por 1 milhão de euros. A saber, Fagan participou de 150 partidas com a camisa do clube e marcou 19 gols.

Abel Hernández 

Primeiramente, após perder a final da FA Cup para o Arsenal na temporada 2013/14, o Hull City se classificou para a Liga Europa. Portanto, para a participação na primeira competição europeia, o clube teve que ir ao mercado da bola e contratar um atacante de bom nível.

Com isso, o clube contratou o uruguaio Abel Hernández, vindo do Palermo, por 12 milhões de euros. No mais, o atacante uruguaio participou de 110 partidas e marcou 39 vezes. 

Robert Snodgrass 

Além do mais, a primeira participação na Liga Europa também fez o Hull buscar no mercado da bola rendeu o meia-atacante escocês, vindo do Norwich, Robert Snodgrass, por 7,5 milhões de euros. Snodgrass participou de 56 partidas e marcou 14 gols. 

Greg Docherty 

A saber, para a temporada do último título da história dos Tigres, o clube foi ao mercado da bola e se reforçou com o meia escocês Greg Docherty. No entanto, o meia que veio do Rangers por 445 mil euros, fez parte do elenco campeão da Terceira Divisão Inglesa na temporada 2020/21. Com isso, Docherty ainda atua no clube e em 89 partidas, marcou seis gols.