O técnico do Newcastle, Eddie Howe, concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (27) antes do confronto da equipe diante do PSG, válido pela 5ª rodada da fase de grupos da Champions League, e aproveitou para estender o assunto à seleção inglesa.
A coletiva teve a participação de Howe e do goleiro titular dos Magpies, Nick Pope, que foi grandemente elogiado pelo seu comandante. O treinador ainda “cutucou” Gareth Southgate, que não convocou o jogador alvinegro para a seleção inglesa nas últimas Datas Fifa.
Pope elogiado no Newcastle, mas fora da seleção
O goleiro teve boa atuação na vitória diante do Chelsea, pela Premier League, e alguns de seus lances foram lembrados durante a entrevista de Howe, que o coloca como responsável por levar confiança à defesa.
— Ele tem sido fundamental para nós. Ele trouxe confiança à linha defensiva. Temos a sorte de contar com bons goleiros no clube. A defesa que ele fez no jogo contra o Chelsea foi excepcional. Esses momentos decisivos, grandes defesas, são coisas que nos destacam como equipe – disse o treinador.
Howe ainda reforça que Pope “é uma figura tranquila e muito querida no vestiário” do clube. No entanto, tem sido preterido nas convocações da seleção por nomes como Pickford, Ramsdale e Johnstone.
O comandante dos Magpies, quando questionado sobre essa ausência, foi comedido e respeitou Southgate, mas reforçou que o técnico sabe das qualidades do seu goleiro.
— Eu nunca consigo me colocar no lugar de Gareth, então nunca vou criticar suas decisões. Ele conhece muito bem o Nick e suas qualidades – afirmou o treinador.
Pope, por sua vez, diz que sua ausência contínua da seleção inglesa está servindo como motivação para ele continuar seu bom momento no clube e se mostra surpreso por estarem onde estão:
— Quando assinei aqui há 18 meses, não imaginava que chegaríamos à Champions League tão rapidamente!
Howe confirma desfalques diante do PSG
Além de elogiar seu goleiro, o treinador dos Magpies atualizou jornalistas sobre a situação dos seus jogadores lesionados: são 11 desfalques para o jogo contra o PSG.
— Não houve muitas mudanças [referente às lesões]. Acho que estamos praticamente como estávamos, mas com algumas ausências de jogadores que não podem jogar na Champions League – confirmou Howe.
Dan Burn, Callum Wilson, Jacob Murphy, Elliot Anderson, Sven Botman, Harvey Barnes, Sean Longstaff, Joe Willock, Javier Manquillo e Matt Targett estão todos fora de ação e continuam assim antes da viagem para Paris.
Apesar da lista de lesões assustadora, o Newcastle conquistou uma impressionante vitória por 4 a 1 sobre o Chelsea no fim de semana, e o comandante ficou encantado com a forma como seus jogadores superaram o desafio.
— O ânimo do grupo está muito bom, especialmente após o resultado no fim de semana, que foi um momento crucial para nós – disse.
“É muito fácil sentir pena de nós mesmos ou focar nos jogadores que não estão conosco”, ressaltou. Ele elogiou os jogadores, que foram “incrivelmente bem em ignorar isso e simplesmente se apresentaram em um nível muito alto para vencer uma equipe muito boa do Chelsea”.