Nova instrução para arbitragem deve mudar marcação de pênaltis na Premier League

2 minutos de leitura

A arbitragem inglesa, outrora muito elogiada, vive crise na atual Premier League. Os homens do apito vêm acumulando erros graves no maior campeonato nacional de futebol do mundo e, mesmo com o VAR à disposição, interferem diretamente em resultados. Chefe da equipe de arbitragem, o ex-juiz Howard Webb deve promover uma importante mudança para tentar melhorar o desempenho dos profissionais.

A tendência é que haja uma significativa troca na forma da arbitragem da Premier League agir nas penalidades máximas. Na atual temporada, alguns pênaltis marcados foram centros de polêmicas importantes.

O que pode mudar na arbitragem da Premier League?

De acordo com o jornal “Guardian”, Howard Webb, diretor da Professional Game Match Officials Limited (PGMOL) — órgão que administra o trabalho dos árbitros ingleses, quer uma mudança na ação do VAR em penalidades.

O ex-juiz deseja que haja maior interferência dos árbitros de vídeo deste calibre.

Atualmente, o protocolo de arbitragem da Premier League prevê que o VAR só entre em ação em lances que existam erros claros por parte do juiz de campo. Isso faz com que pênaltis sejam ou deixem de ser marcados de forma equivocada. Howard Webb encorajou os profissionais a acionarem os árbitros de campo em lances de contato mínimo.

Na atual temporada, alguns lances desse tipo viraram polêmica e poderiam ter sido evitados caso o VAR tomasse protagonismo. Dois deles aconteceram contra o Wolverhampton, em partidas com Newcastle e Sheffield United. Os Lobos cometeram penalidades máximas assinaladas após mínimo contato entre defensor e adversário.

A direção e a arbitragem realizaram uma reunião em Loughborough. Além da nova instrução para penalidades máximas, os membros da PGMOL também ressaltaram a importância de distribuir cartões amarelos em episódios de desavenças e reclamações de jogadores e da comissão técnica.

Liverpool
Arbitragem polêmica em Tottenham e Liverpool (Foto: Icon Sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.