Homenagem do Liverpool à maior tragédia do futebol inglês pode ser ‘copiada’

4 minutos de leitura

A maior tragédia do futebol inglês, intitulado de desastre de Hillsborough, completou 35 anos em 2024. Noventa e sete torcedores do Liverpool morreram em decorrência das falhas de segurança e organização no estádio. Há um memorial em Anfield, estádio dos Reds, em homenagem aos que perderam a vida no trágico episódio.

✅ Siga a PL Brasil no ThreadsBlueSky e WhatsApp.

O desastre foi relembrado no último sábado (14), quando Liverpool e Nottingham Forest se enfrentaram em Anfield pela Premier League.

O Forest foi o adversário do Liverpool na semifinal da Copa da Inglaterra em Hillsborough, na cidade de Sheffield, em abril de 1989, que culminou na morte de 97 pessoas. No último final de semana, uma faixa foi estendida no setor visitante de Anfield condenando cânticos zombando da tragédia, algo recorrente na Inglaterra.

Nottingham Forest ‘copia’ homenagem do Liverpool

City Ground Nottingham Forest
City Ground, estádio do Nottingham Forest (Foto: Icon Sport)

De acordo com o “The Athletic”, o Nottingham Forest iniciou negociações para também criar um memorial de vítimas do desastre de Hillsborough no City Ground. O clube de East Midlands (região leste do centro da Inglaterra), inclusive, notificou o Liverpool sobre sua movimentação no último final de semana.

As negociações ainda estão em estágio inicial, mas a ideia é criar um banco memorial na área externa do City Ground, algo semelhante ao que há em Anfield.

Dirigentes do Forest conversaram com a Hillsborough Survivors’ Alliance (HSA) — organização sem fins lucrativos que oferece apoio a pessoas afetadas pelo desastre de Hillsborough — e discutiram também a ideia de criação de um conselho consultivo dos seus torcedores para o projeto.

É possível que a ideia do memorial seja considerada no planejamento de reforma do City Ground. O Forest iniciou o processo de tentativa de compra das moradias ao lado do estádio para aumentar a capacidade da sua casa de 30 mil para 42 mil pessoas.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.