Mais jogadores formados na Inglaterra estrearam na PL nesta temporada

Atletas como Curtis Jones e Todd Cantwell ganharam sua primeira oportunidade no Campeonato Inglês

jogadores formados inglaterra premier league
Shaun Botterill/Getty Images

Na Premier League 2019/2020, 62 jogadores formados na Inglaterra fizeram suas estreias na competição, 21 atletas a mais do que em 2018/2019. São nomes como Mason Mount, Curtis Jones, Todd Cantwell, Aaron Connolly e Brandon Williams.

Atletas formados nos clubes ingleses (homegrown players) são aqueles que atuaram por, pelo menos, três temporadas no futebol inglês antes dos 21 anos. Não apenas mais desses jogadores ganharam chances no time principal de seus respectivos clubes, como receberam mais minutos em campo.

Em 2018/2019, os jogadores formados na Inglaterra que estrearam na Premier League tiveram média de 800 minutos antes da rodada final. Nesta temporada, o número médio de minutos aumentou 35%, enquanto houve um crescimento de 52% nos minutos jogados por jogadores formados na Inglaterra com menos de 23 anos em comparação com a campanha 2018/2019.

Siga a PL Brasil no Youtube

  • Jornalistas brasileiros elegem os destaques e as decepções da temporada 2019/20202 da Premier League

Investimento nos jogadores formados na Inglaterra valendo a pena

Desde o estabelecimento do seu Plano de Desempenho para Jogadores de Elite (Elite Player Performance Plan) em 2012, os clubes ingleses investiram de forma significativa para melhorar as instalações e aumentar o número e a qualidade dos técnicos para desenvolver esses jovens atletas.

Isso foi acompanhado pelas regras da Premier League que limitam o número de jogadores que não são formados na Inglaterra que os clubes podem ter em seus elencos.

Leia mais: Os uniformes dos clubes da Premier League para a temporada 2020/2021

Isso permite que os jogadores desenvolvidos nas bases dos clubes aprimorem suas habilidades atuando com os melhores atletas do mundo.

Dentre os jogadores desenvolvidos nas bases dos clubes ingleses que estrearam na Premier League nesta temporada, a média de idade dos atletas que começaram jogando as partidas é a mais baixa desde a temporada 2008/2009.