Holanda segura os Estados Unidos na reedição da última final e encerra sequência histórica na Copa do Mundo feminina

5 minutos de leitura

Holanda e Estados Unidos ficaram no empate por 1 a 1 na noite desta quarta-feira (26), pela segunda rodada do Grupo E Copa do Mundo feminina. Jil Roord abriu o placar no primeiro tempo, mas Horan empatou na etapa final.

O duelo foi a reedição da final da última Copa do Mundo, na qual as norte-americanas venceram por 2 a 0 e se sagraram tetracampeãs. Mesmo com a seleção fazendo um ciclo pior do que o anterior, as holandesas seguraram as atuais campeãs e continuam dividindo a liderança da chave. Ambas venceram na estreia — a Holanda fez 1 a 0 em Portugal e os EUA bateram o Vietnã por 3 a 0.

O empate ainda marcou o fim da maior sequência de vitórias da história das Copas. Os Estados Unidos venceram todos os jogos desde a segunda rodada da Copa de 2015, somando 13 triunfos consecutivos até encontrarem as europeias. A invencibilidade do time norte-americano ainda continua, com 18 partidas sem perder.

Holanda se recupera de decepção na estreia

O primeiro tempo da Holanda deixou evidente a melhoria do time depois de uma estreia decepcionante contra Portugal, quando a vitória só foi conquistada graças a um pênalti polêmico.

As europeias sofreram uma marcação intensa dos Estados Unidos logo na saída de bola e chegaram a levar alguns sustos, mas saíram ilesas. E ainda ofereceram muito perigo quando foram capazes de romper a pressão das campeãs. Numa dessas situações, aos 17 minutos, Van der Gragt achou um passe entre linhas, Martens clareou o jogo ao se livrar da marcação e a jogada terminou nos pés de Roord, que bateu no canto para abrir o placar.

Estados Unidos voltam melhores do intervalo

A Holanda sustentou a vantagem até o intervalo, mas os Estados Unidos vieram ainda mais para cima na etapa final. A pressão deu resultado aos 17 minutos, quando Horan concluiu de cabeça após escanteio e empatou a partida.

A pressão continuou intensa até o final. Alex Morgan chegou a virar o jogo, mas o impedimento foi flagrado pelo VAR. Depois, Martens conseguiu salvar um gol em cima da linha, o que foi fundamental para sustentar o empate até o fim.

Próximos jogos do Grupo E na Copa do Mundo feminina

O próximo desafio da Holanda na Copa do Mundo, na terceira rodada da fase de grupos, será contra o Vietnã, na próxima terça-feira (1), às 4h, buscando a primeira posição do grupo. Por ser a última rodada, o jogo acontece simultaneamente com Estados Unidos x Portugal.

Tabela do Grupo E

Estados Unidos e Holanda lideram o Grupo E da Copa do Mundo. A equipe estadunidense fica à frente por ter melhor saldo de gol.

Veja a tabela de classificação:

• Estados Unidos – 4 pontos – 2 partidas – Saldo de gol (3)
• Holanda – 4 pontos – 2 partidas – Saldo de gol (1)
• Portugal – 0 ponto – 1 partida – Saldo de gol (-1)
• Vietnã – 0 ponto – 1 partida – Saldo de gol (-3)

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]