Com gol polêmico, Holanda garante vitória magra sobre Portugal na Copa do Mundo feminina

3 minutos de leitura

Holanda (F)
23/07/23 - 04:30

Finalizado

1

-

0

Portugal (F)

Holanda (F) - Portugal (F)

Women's Copa do Mundo - Forsyth Barr Stadium

1° Turno

A Holanda estreou com vitória por 1 a 0 sobre Portugal, na madrugada deste domingo (23), na Copa do Mundo feminina. As holandesas, favoritas, chegaram a ter dificuldades na partida e garantiram a vitória magra com gol que gerou polêmica sobre um possível impedimento.

O confronto colocou frente a frente duas seleções em momentos diferentes: a Holanda é a atual vice-campeã mundial, enquanto Portugal faz sua primeira participação em Copas do Mundo. Mesmo assim, o duelo foi equilibrado.

Com o resultado, a Holanda vai para a segunda rodada com os mesmos três pontos da seleção dos Estados Unidos, que venceu o Vietnã por 3 a 0 na estreia. Já Portugal vai tentar somar os primeiros pontos contra as vietnamitas.

Gol revisado no VAR

O gol da Holanda que garantiu a vitória causou polêmica. Após cobrança de escanteio para a área, a zagueira Van Der Gragt cabeceou e mandou a bola para o fundo da rede. A meio-campista holandesa Roord estava em posição de impedimento, não encostou na bola, mas a arbitragem de campo marcou impedimento por entender que a jogadora atrapalhou as adversárias.

A equipe do VAR chamou a árbitra para analisar a trajetória da bola e definir se Roord realmente teve interferência na jogada, o que configuraria marcação de impedimento. Depois de ver as imagens, a árbitra mudou a decisão de campo e optou por validar o gol.

Emoção na hora do hino

A seleção de Portugal está disputando a Copa do Mundo feminina pela primeira vez na história. Antes da partida, durante a execução do hino nacional na cerimônia tradicional, as atletas portuguesas se emocionaram. A transmissão flagrou jogadoras com lágrimas nos olhos enquanto cantavam.

As imagens da partida também mostraram a torcida portuguesa animada, com instrumentos musicais na arquibancada e incentivando a equipe do país.

Próximos jogos do Grupo E na Copa do Mundo

O próximo desafio da Holanda na Copa do Mundo, na segunda rodada da fase de grupos, será contra os Estados Unidos, na próxima quarta-feira (26), às 22h — os dois países fizeram a final da última edição, com vitória estadunidense. Já Portugal vai encarar o Vietnã na quinta-feira, às 4h30.

A última rodada, com os dois jogos simultâneos, vai acontecer no dia 1 de agosto, às 4h. Os duelos serão: Vietnã x Holanda e Portugal x Estados Unidos.

Tabela do Grupo E

Estados Unidos e Holanda lideram o Grupo E da Copa do Mundo. A equipe estadunidense fica à frente por ter melhor saldo de gol.

Veja a tabela de classificação:

• Estados Unidos – 3 pontos – 1 partida – Saldo de gol (3)
• Holanda – 3 pontos – 1 partida – Saldo de gol (1)
• Portugal – 0 ponto – 1 partida – Saldo de gol (-1)
• Vietnã – 0 ponto – 1 partida – Saldo de gol (-3)

Daniel Servidio
Daniel Servidio